INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Termina nesta quinta-feira o prazo para a justificativa de ausência no primeiro turno das eleições

Termina nesta quinta-feira (1) o prazo para os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições de 2022 apresentarem a justificativa comprovando a ausência ao juiz eleitoral. Esta é a data final porque se completam 60 dias após o primeiro turno das eleições deste ano. 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que os eleitores façam a justificativa pelo aplicativo e-Título, na aba “mais ou opções”, ou até mesmo acessando o “Sistema Justifica”. 


Justificativas de ausência na eleições de 2022 podem ser feitas no aplicativo e-Título. (Foto: Reprodução/Taboão em foco)


Outras opções para os eleitores que deixarem de votar é entregar o “Requerimento de Justificativa Eleitoral” (pós-eleição) em algum cartório eleitoral ou enviá-lo via postal para a autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. 

As justificativas serão válidas apenas para o turno em que o eleitor não compareceu por estar fora do domicílio eleitoral de origem. Ou seja, se a pessoa não votou no primeiro e no segundo turno da eleição, vai precisar justificar a ausência a cada um dos turnos separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos exigidos.

Para quem não apresentar o motivo de não ter votado em até 60 dias após a realização da eleição, segundo a legislação eleitoral, terá a penalidade de multa de 3% a 10% sobre o salário mínimo da região, que será imposta pelo juiz eleitoral. 

Já aqueles que precisam justificar a ausência no segundo turno, o prazo termina no dia 9 de janeiro de 2023. Caso haja alguma dúvida, as zonas eleitorais podem ser contatadas. Os dados de cada zona podem ser conseguidos nos portais dos Tribunais Regionais Eleitorais ou no Portal do Tribunal Superior Eleitoral, em consulta a zonas eleitorais. 

Na próxima quarta-feira, 7 de dezembro, será o último dia para que o juízo eleitoral responsável por receber os requerimentos de justificativa que não foram registrados na urna no primeiro e no segundo turno, lançarem as informações coletadas no Cadastro Eleitoral. 

Foto destaque. Termina nesta quinta-feira o prazo para apresentar justificativa de ausência no primeiro turno. Reprodução/Jota.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...