Terremoto atinge o Paquistão e deixa mais de 20 mortos e 300 feridos

Gustavo Sebastião da Silva Correia Por Gustavo Sebastião da Silva Correia
3 min de leitura

Dois terremotos de magnitude 5,9 e 4,6 atingiram nessa quinta-feira(7) – noite de quarta-feira (6) no Brasil – o sul do Paquistão, deixando pelo menos 20 mortos e mais de 300 feridos. 

De acordo com as equipes de resgate, a maioria dos atingidos são mulheres e crianças. As autoridades locais temem que o número de mortos aumente porque mais de 100 residências que são feitas de barro e terra batida desabaram.  

As duas cidades atingidas foram Harnai e Quetta. A primeira foi a mais prejudicada, por ser uma cidade montanhosa onde a falta de estradas pavimentadas, eletricidade e sinal de celular dificultam o resgate. Harnai fica próxima da fronteira com o Afeganistão e Irã. Já em Quetta, onde vivem cerca de 1 milhão de habitantes e alguns em condições precárias, já foi atingida por um terremoto de grandes proporções em 1935, deixando mais de 30 mil mortos. 


A cidade de Harnai foi a mais atingida. (Foto: Reprodução/www.brasil247.com)


“Há informações de que 15 trabalhadores ficaram presos em uma mina de carvão nas proximidades de Harnai”, disse o ministro do Interior da província do Baloquistão, Mir Zia ullah Langau.

Foi enviada uma equipe de emergência com helicópteros a uma mina para ajudar no resgate. No Paquistão, por conta da noite ter uma temperatura mais amena, é comum que mineiros trabalhem nesse período. 

https://inmagazine.com.br/post/Nuvem-de-poeira-afeta-avenida-em-Campos-RJ-durante-forte-ventania

https://inmagazine.com.br/post/Bolsonaro-e-o-unico-a-recusar-vacina-entre-os-lideres-do-G20-na-ONU

https://inmagazine.com.br/post/Taliba-toma-o-controle-do-Afeganistao-e-anuncia-volta-de-principios-estabelecidos-em-1996

 

À agência de notícias Reuters, por telefone, Munir Shah, morador de Harnai disse: “Eu estava dormindo quando de repente toda a minha casa sacudiu”.

“Levei meus filhos e minha esposa para fora. Foi uma situação terrível, pois as casas em Harnai estavam desabando”, disse o paquistanês. “Minha casa também foi danificada”.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o primeiro tremor de terra de magnitude 5,9, ocorreu a cerca de 20 km do profundidade e seu epicentro foi a 102 km a leste de Quetta.

O serviço que monitora a atividade sísmica global, informou inicialmente que o terremoto tinha sido de 5,7 , mas revisou a magnitude horas depois.

Logo após, um tremor de magnitude 4,6 foi registrado no mesmo lugar, mas a 10 km de profundidade (quanto mais perto da superfície, mais destruição um terremoto pode causar).

O Paquistão está localizado na região das placas tectônicas indiana e eurasiática, o que torna o país suscetível a terremotos.

 

Foto destaque: Reprodução/G1

Deixe um comentário

Deixe um comentário