Terremoto de magnitude 6,2 atinge província do Japão

Camilla Oliveira Por Camilla Oliveira
3 min de leitura

Nesta sexta-feira (26) um forte terremoto atingiu o leste do Japão. O tremor alcançou a magnitude 6,2 na escala Richter e seu epicentro foi registado na cidade de Chiba, localizada a 40km de Tóquio, capital do país.

O abalo sísmico aconteceu por volta das 19:00h no horário local, 07:00h no horário de Brasília. As autoridades informaram que, apesar de ser considerado um tremor forte, responsável por fazer os prédios da cidade chacoalharem, não há riscos de tsunamis e não houve registros de vítimas e pessoas feridas.

Os cidadãos foram alertados pelas emissoras de televisão pouco antes de serem atingidos a pedido do sistema avançado de detecção de terremotos. Um apresentador da NHK, organização de radiodifusão do Japão relatou sobre o tremor logo após cessar, “Foi como estar em um barco flutuando na água, balançando de um lado para o outro e pareceu durar mais de 30 segundos”, expressa.

Aqueles que estavam nas ruas foram instruídos a ficarem agachados para sua proteção. Câmeras de segurança registraram o momento em que o terremoto atinge a cidade.


Terremoto atinge Japão. (Reprodução/Twitter)


A companhia ferroviária da cidade de Chiba informou que suspenderia algumas atividades de trens na região para garantir a segurança.

De acordo com o centro que monitora terremotos ao redor do mundo, o Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos, o primeiro abalo foi registrado a 44km abaixo da superfície do mar, considerado relativamente baixo e com potencial para se tornar o tremor ainda mais agressivo.  


Terremoto atinge província de Chiba, Japão. (Reprodução/AFP)


O Japão sofre os anos com abalos sísmicos de variadas intensidades, decorrente da localização do país, situada entre três placas tectônicas, que são as responsáveis pela origem dos terremotos devido aos seus movimentos. Ocasionalmente, esses tremores são acompanhados com tsunamis.

O maior terremoto já registrado no Japão foi no ano de 2011, ao leste de Tohoku, com magnitude 9,0 na escala Richter, seguido de um tsunami com ondas de mais de 40 metros de altura, a uma velocidade de 700km/h.

 

 

Foto em Destaque: Terremoto de magnitude 6,2 atinge província do Japão. Foto: reprodução.

Deixe um comentário

Deixe um comentário