Tiktok vira problema diplomático entre EUA e China

4 min de leitura

Um dos maiores problemas enfrentados hoje pela plataforma Tiktok, tem sido a abordagem do governo americano em querer vetar o uso da ferramenta para todos no país. Um dos motivos que vem prejudicando o uso do app nos Estados Unidos são os laços do aplicativo com a China por meio de uma empresa chamada Bytedance.


Foto:  O tiktok superou mais de 100 milhões de usuários nos EUA. Reprodução/ GETTY IMAGENS.


Toda a crise começou depois de um áudio vazado de uma reportagem do Buzzfeed News, em junho deste ano. A gravação do áudio citou dezenas de reuniões internas realizadas no Tiktok, e em uma delas um suposto funcionário da plataforma dizia que tudo que era postado na plataforma era visto da China.

Em uma carta alguns legisladores e integrantes do governo nos EUA estão solicitando ao presidente Joe Biden, que tome medidas conta o uso do aplicativo, alegando preocupações com a Privacidade de dados e a segurança nacional.

Eles pedem que o aplicativo seja retirado das lojas de aplicativos dos EUA, e que sejam realizadas investigações sobre a prática de armazenamento de dados do Tiktok.

Segundo os senadores a reportagem só confirma as suspeitas de que a empresa controladora Bytedance, esta de posse de dados de consumidores dos EUA, vigiando assim os passos dos americanos.  Afirmam ainda que a Bytedance esta em dívida com o governo chinês e “exigida por lei a cumprir” as exigências que este faz.

Na medida, em que a influência da plataforma cresce nos EUA, a pressão sobe para que o governo tome uma atitude. No ano passado o aplicativo disse ter superado mais de 1 bilhão de usuários mensais em todo  mundo, destes mais de 100 milhões estão nos Estados Unidos. Em contrapartida, outros gigantes da mídia social como, por exemplo, o Facebook,  Instagran e Meta vem tentando esforçar se para imitar os recursos do Tiktok e continuar competindo.

As preocupações sobre os riscos a segurança de usuários da plataforma são grandes o que levou ao presidente a aumentar a pressão pela venda do controle do aplicativo chinês no país. Esta vem sendo uma saída encontrada pelo governo americano para garantir que Pequim não possa usar o aplicativo para espionagem ou influencia política.

 Inclusive já existe uma negociação com uma proposta de venda forçada, entre a dona do Tiktok e várias agências governamentais entre elas o Pentágono e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. No entanto o comitê que preside o Departamento do Tesouro Nacional informa que o impacto de uma medida como esta em uma economia liberal como a dos americanos, poderia acarretar problemas gravíssimos na justiça se em algum momento ela fosse questionada ou revogada.

A empresa já havia concordado com a criação de uma subsidiária americana, que ficasse responsável apenas por monitorar os usuários do país e observadores externos.

Por enquanto Biden, suspendeu a decisão de venda forçada e busca estabelecer um plano melhor de negociação para resolver os possíveis problemas e riscos apontados pelas autoridades americanas. Esta decisão não agradou aos congressistas que propõe limites ao Tiktok.

 

Foto destaque: No ano passado o aplicativo disse ter superado mais de 1 bilhão de usuários mensais em todo  mundo. REPRODUÇÃO/ GETTY IMAGENS.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile