Tornado paralisa 300 voos na cidade de Chicago, caso que ameaça a cidade à anos 

Dione Silva Por Dione Silva
3 min de leitura

Cerca de 300 voos foram cancelados na terceira maior cidade dos Estados Unidos, Chicago, devido à ocorrência de tornados na região, as autoridades aconselham que a população fique dentro de suas casas em segurança. Oito deles acabou atingindo a cidade de Illinois, um se aproximou perto do aeroporto de O’Hare e quatro ocorreram no condado de Cook. Até o momento não foi registrado o número de vítimas.


Chicago vem sofrendo por conta de tornados que se formam na região (Foto: reprodução/Arthur Harvey/USA Today)


No dia 20 de junho de 2021, um tornado passou na cidade, destruindo mais de 100 casas e afetando cerca de 22 mil moradores devido a consequente queda de energia. Na cidade de Naperville, foi registrado um vazamento de gás, ela foi considerada uma das cidades mais devastadas pelo tornado, por conta do seu alto número de feridos. 

Entre 1855 e 2008, a base de serviço meteorológico dos Estados Unidos chegou a registrar cerca de 92 tornados no entorno da cidade, o mais perigoso e mortal tornado chamado Twister, formado em Palos Hillis (condado de Cook) em 21 de abril de 1967, feriu cerca de 500 pessoas e matou 33. 

Devido sua similaridade com um funil, o tornado se caracteriza por ser uma nuvem carregada de tempestade desregulada. Sua classificação é feita pela escala Fujita, elaborada em 1971 pelo meteorologista e pesquisador, Tetsuya Theodore Fujita (1920–1998). Classificado pelos seguintes números:  

  • F0 a F1 (fraco, com destruição: baixa/moderada);  
  • F2 a F3 (forte, com destruição: considerável/severa); 
  • F4 a F5 (violento, com destruição: devastador/extremo). 

Nos Estados Unidos da América, acontece vários eventos e ameaças de tornados e furacões, registra-se cerca de 1.150 tornados que podem acometer o país por ano, pois cada estado tem pelo menos um tornado ou dezenas a cada ano. A ocorrência de tantos tornados e furacões no país é resultado da má formação do clima, pois ocorre uma mudança no início da primavera com duração até o verão, o que aumenta o risco de fenômenos ambientais. 

Foto destaque: A cidade de Chicago tem casas destroçadas por novo tornado. Reprodução/Estadão

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile