A previsão de uma frente fria para este final de semana dá uma trégua no calor que atingiu boa parte do país. Segundo o meteorologista da Nottus, Alexandre Nascimento, em entrevista neste sábado (30) à CNN, o Brasil não deve voltar a registrar novas ondas de calor nas próximas semanas. Pegos de surpresa, os brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste enfrentaram temperaturas atípicas na última semana do mês de setembro. Com a onda de calor, São Paulo chegou a registrar no mesmo dia 36,5ºC, finalizando a tarde com chuva de granizo.
Sem nova onda de calor
Segundo Nascimento, a “onda de calor que nos pegou durante a segunda quinzena de setembro já perdeu completamente a intensidade e, pelo menos nas próximas semanas, não deve voltar”.
O especialista explicou que há a possibilidade de que cidades registrem temperaturas na casa dos 30ºC. Porém, para se enquadrar como onda de calor, o fenômeno precisaria durar de cinco a dez dias com temperaturas ao menos cinco graus acima do normal. A última quinzena de setembro foi marcada pelo fenômeno em diversos estados brasileiros.
Gráfico feito por instituições americanas mostra a previsão de anomalias de temperatura no sudeste do Brasil no último trimestre do ano (Foto: Reprodução/NNME (NOAA)/MetSul)
Chegada das chuvas
Uma frente fria deve trazer chuvas no Brasil este final de semana, e as regiões afetadas são Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em explicação dada pela MetSul, o sistema frontal será impulsionado por uma massa de ar frio mais forte e estará associada a uma área de baixa pressão no Atlântico Sul e Leste da Argentina. Assim sendo, os maiores volumes de chuva trazidos por essa frente no Centro-Sul do país tendem a ocorrer especialmente no Paraná e em diferentes áreas do Sudeste do Brasil. A expectativa é de acumulados de 30 mm a 50 mm em diversas localidades. Entre as localidades com maior incidência de chuva estão o Leste paranaense, interior paulista e o Centro-Sul do estado de Minas Gerais, em caráter isolado.
Foto destaque: Pessoas em parque durante onda de calor em São Paulo, em 23 de setembro de 2023. Reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil