Trem do MetrôRio descarrilha e deixa pessoas presas em vagões

Victor Kallut Por Victor Kallut
3 min de leitura

Na tarde desta sexta-feira (29), um trem da linha 2 do MetrôRio descarrilou no trecho entre as estações Maracanã e Triagem, o que ocasionou a suspensão do serviço em toda a linha. Funcionários já realizam reparos no local, e o acidente não prejudicou o funcionamento das linhas 1 e 4 na cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 50 pessoas estão presas em vagões devido ao travamento das portas; de acordo com a concessionária, não há feridos. 

Linha 2 suspensa até o fim do dia

Logo após o ocorrido, o MetrôRio informou que equipes já haviam sido direcionadas para o local e trabalhavam para a normalização da linha, e que os passageiros estavam sendo informados sobre atualizações por meio de avisos sonoros.

Mais recentemente, a concessionária divulgou, através de seu perfil no X (antigo Twitter), que a atuação da Linha 2 será interrompida durante todo o serviço da sexta-feira, e “voltará a operar normalmente a partir das 5h de sábado”, dia 30.


<blockquote class=”twitter-tweet” data-media-max-width=”560″><p lang=”pt” dir=”ltr”> Um trem da linha 2 do Metrô do Rio de Janeiro descarrilou, no trecho entre as estações Maracanã e Triagem, na tarde desta sexta-feira (29/12) e precisou ter o serviço suspenso, sem previsão de retorno.<br><br>Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver os passageiros… <a href=”https://t.co/zS3TwBCLz5″>pic.twitter.com/zS3TwBCLz5</a></p>&mdash; Metrópoles (@Metropoles) <a href=”https://twitter.com/Metropoles/status/1740852159598444779?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 29, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


O trem descarrilou na altura da Rua Visconde de Niteroi; os bombeiros foram acionados para verificar a situação às 13h53.

Uma possibilidade para a causa do acidente é o fenômeno chamado de flambagem, que é quando os trilhos esquentam a tal ponto que perdem parte de suas força e resistência material, geralmente em detrimento de altas temperaturas, o que resulta na deformação do metal agravado na passagem de um trem.

Passageiros tiveram que caminhar pela linha férrea

Nas redes sociais, algumas pessoas relataram ter ficado cerca de meia hora presas nos vagões sem ar condicionado, até serem retiradas de lá por agentes do MetrôRio. Registros que circulam nas redes sociais também mostram como foi a saída dos passageiros dos trens, que tiveram que andar pela linha férrea.

Foto destaque: Passageiros tiveram que andar sobre os trilhos após descarrilamento de uma composição do metrô (Reprodução/Wellington Pacheco/Viatrolebus)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile