Trio de cientistas recebe Prêmio Nobel de Física deste ano

Djanira Luz Por Djanira Luz
2 min de leitura

O trio de cientistas levou o Prêmio Nobel de Física deste ano. A Real Academia Sueca de Ciências noticiou a condecoração na manhã desta terça-feira (03). Os pesquisadores Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier foram laureados pelos processos práticos que produzem luz para o estudo da dinâmica eletrônica.

A descoberta

Pierre, Ferenc e Anne usam a luz para conhecer o funcionamento de elétrons nos átomos. De acordo com explicações do prêmio postadas no X (antigo Twitter), os especialistas “deram à humanidade novas ferramentas para explorar o mundo dos elétrons dentro dos átomos e moléculas”. O estudo consiste na verificação de pulsos de luz.

Hoje é um grande dia para a Ciência, para a FCUP e para a Sphere.”, disse animado Helder Crespo, professor da FCUP e cofundador da spin-off Sphere Ultrafast Photonics. Spin-off é uma empresa gerada com a finalidade de investigar uma propriedade intelectual de uma tarefa de pesquisa concebida em uma entidade universitária.

Os contemplados

Anne L’Huillier é a quinta mulher a ser premiada na categoria da Física. Ela é docente na Universidade de Lund, da Suécia. Logo que saiu a informação da honraria, a cientista não deixou os alunos sem aula. O perfil oficial da premiação publicou:

Alerta de professora dedicada! Nem mesmo o Prêmio Nobel 2023 em Física conseguiu separar Anne L’Huillier de seus alunos. Nossa nova laureada em física estava ocupada dando uma aula. Durante um intervalo programado, ela ouviu a notícia. Após o telefonema, L’Huillier voltou direto para seus alunos”.



Krausz trabalha no Instituto Max Planck, da Alemanha. Ele é físico de nacionalidade húngaro-austríaco. Tornou-se pioneiro, com sua equipe, ao gerar e medir um pulso de luz com duração de um attosegundo.

Agostini atua como pesquisador na Universidade de Ohie, nos Estados Unidos. Ele é um físico experimental francês, conhecido pelo seu trabalho desbravador na ciência dos attossegundos (um milionésimo de trilionésimo de segundo).  

 

Foto Destaque – Cartaz dos premiados Nobel de Física – Reprodução/Twitter-X/@NobelPrize

 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile