No Japão, uma aeronave modelo Airbus A350, que carregava 379 pessoas a bordo, se chocou com um avião menor da guarda costeira na hora do pouso e se transformou em uma bola de fogo na pista do aeroporto de Haneda, em Tóquio. Graças ao treinamento rigoroso da Japan Airlines, todos os passageiros do Airbus saíram com vida. O avião estava indo ajudar pessoas vítimas de um terremoto que aconteceu no ano novo. Infelizmente, ao menos cinco pessoas morreram.
O acidente
O avião decolou às 16h, no horário local, e deveria chegar em Tóquio um pouco antes das 18h. No momento do pouso, houve o choque. A aeronave, que carregava mais de 300 passageiros, estava com o nariz para baixo, o que dificultava ainda mais a evacuação. Apenas três escorregadores infláveis conseguiram ser utilizados devido à posição inadequada do avião.
A comunicação interna da aeronave se danificou, dificultando o trabalho da tripulação. Mesmo com todos esses empecilhos, a tripulação conseguiu realizar um trabalho impecável, salvando todas as vidas a bordo. Um passageiro sofreu ferimentos e outros treze pediram ajuda médica.
Todos sairam do avião antes do inicio do incêndio. (Vídeo: reprodução/YouTube/CNNbrasil)
Sem espaços para erros
A tripulação da aeronave desempenhou um papel digno de filme, conseguindo salvar todos os passageiros em um acidente que indicava poucas chances de sobrevivência. Um fato muito importante foi que praticamente todas as pessoas saíram de lá sem nenhum tipo de bagagem, o que facilitou uma evacuação rápida.
A Japan Airlines realiza um treinamento intenso de três semanas desde que uma de suas aeronaves sofreu uma tragédia em 1985; o treino se repete todos os anos. Um piloto da companhia relatou que um dos testes é mostrar a capacidade de evacuar uma aeronave inteira em menos de 90 segundos.
Foto destaque: “A depender de como os dois aviões colidem e de como o fogo se espalha, poderia ter sido muito pior.”, relatou uma ex comissária de bordo da Japan Airlines (Reprodução/BBC/articles)