Trump tem grande aprovação entre norte-americanos

Giovanna Barros Por Giovanna Barros
3 min de leitura

A primeira pesquisa sobre as intenções de votos para as eleições presidenciais de 2024 dos Estados Unidos foi realizada recentemente pelo The New York Times e o Siena College e o resultado foi, para muitos, surpreendente, dados os acontecimentos dos últimos anos no país. Donald Trump, que representa o Partido Republicano, conhecido por ser uma forte força conservadora de direita por lá, lidera os resultados muito à frente dos demais candidatos do partido republicano, até então.

O ex-presidente dos Estados Unidos, que governou entre 2017 e 2021 teve, na pesquisa do Partido Republicano, 57% das intenções de votos. O segundo colocado, Ron DeSantis, que é o atual governador da Flórida e considerado o maior rival de Trump, recebeu 37 pontos percentuais a menos.

Apesar de Donald Trump vir enfrentando diversos problemas legais recentemente, isso não o impediu de ser o favorito em quase todas as regiões estadunidenses, entre homens e mulheres, votantes de mais idade e mais jovens, os que tem e não tem ensino superior completo e entre alas ideológicas de seu partido.

O possível candidato à presidência é, atualmente, réu em dois casos criminais e está envolvido em mais algumas investigações, tanto criminais quanto cíveis. Dentre os problemas com a lei que o ex-presidente vem enfrentando, sua longa lista vai de manuseio de documentos secretos, fraude fiscal e envolvimento na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

 


Pesquisa do Partido Republicano. (Foto: Reprodução/O Globo/Editoria de Arte)


 

Ron DeSantis ganhou grande parte de sua popularidade se divulgando como alguém que quer lutar contra os Democratas e as ideologias defendidas, que envolvem causas sociais (como equidade de gênero e raça, por exemplo, que os conservadores veem como extremismo).

Ele teve seu pior desempenho, no entanto, entre algumas das mais importantes parcelas do partido republicano: somente 13% entre os votantes que não possuem formação universitária e 9% entre os eleitores com pelo menos 65 anos.

Os republicanos que se autodenominam mais conservadores, penderam mais para o lado de Donald Trump (que recebeu 65% dos votos entre eles) do que para o de Ron DeSantis (que recebeu 15%).

A pesquisa do The New York Times é realizada seis meses antes da disputa das primárias de 2024 e também antecede o debate entre os candidatos em melhor posição nas enquetes de intenções de voto e que cumprem os critérios partidários.

 

Foto Destaque: Donald Trump. Reprodução/Daily Post

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile