Entre a manhã de segunda-feira (2) até às 15h de terça (3), prazo limite para o eleitor tirar ou regularizar seu documento de votação, a Justiça Eleitoral registrou mais de um milhão de atendimentos. Em dois dias, 640 mil solicitações do documento foram realizadas pelo Título Net, e 527 mil, pelos cartórios eleitorais. Somados os dias, contabilizam 1,167 milhão de pedidos recebidos em menos de 36 horas.
Dedo indica confirmação de voto no botão verde (Foto: Reprodução/Getty Images)
Em 2022 houve recorde: 7.209.913 atendimentos ante 5.401.285 em 2018 e 3.035.019, em 2014; os dados são do TSE (Tribunal Superior de Justiça). Os eleitores tem o prazo até às 23h59 desta quarta-feira (4) para fazer qualquer tipo de alteração no cadastro da Justiça Eleitoral; seja mudança de domicílio eleitoral ou até emissão de novos títulos, caso contrário, ficarão impedidos de votar para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais nas eleições de outubro.
Os números de atendimentos divulgados nesta matéria foram levantados pelo TSE, e reúnem tanto os atendimentos remotos, através do “Título Net”, quanto os atendimentos presenciais, nos cartórios eleitorais. Vale lembrar que, até por recomendação do próprio TSE, que o eleitor dê preferência ao atendimento virtual, uma vez que evita aglomeração de pessoas, pois ainda estamos vivendo em meio a uma pandemia, e só procure o atendimento presencial em último caso. Importante ressaltar que os serviços oferecidos nas zonas eleitorais estão todos disponíveis, também, pela internet.
Por conta da alta demanda, o site do TSE chegou a ficar instável na segunda-feira e até fora do ar por um tempo. Já na terça-feira, filas se formaram nos postos de atendimento do TER (Tribunal Regional Eleitoral) em diversas partes do país. Pelas redes socias, houve informações de espera na capital carioca, Bahia, São Paulo, Amazonas, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Nesta quarta-feira, prazo final para regularização da situação eleitoral, os horários do TRE-RJ serão ampliados de acordo com a demanda. Segundo o tribunal, caso o eleitor atrasado estiver na fila às 19h – fim do expediente – receberá uma senha e será atendido.
Foto Destaque: Mão segura título de eleitor (Foto: Reprodução/Getty Images)