Turismo de terror. Conheça destinos com atrações assustadoras pelo mundo

Yan Guedes Por Yan Guedes
4 min de leitura

Chegou o Halloween! Comemorado em 31 de outubro, a época mais assustadora do ano tem uma forte tradição nos Estados Unidos, mas tem ganho destaque também em outros países, como no Brasil, por exemplo.

Halloween é uma palavra abreviada que comprime a frase All Hallows’ Eve, que traduzido para português significa “Véspera de Todos os Santos”. O Halloween foi originado de um antigo festival pagão celebrado pelos povos celtas há cerca de 2 mil anos, o Samhain, e ele marca o início do inverno e segundo a lenda, marcava também o começo do ano celta. As festas ocorriam principalmente no Reino Unido, Irlanda e noroesta da França. E foi por lá que deu início a tradição de “doces ou travessuras”.

Nessa época é comum vermos decorações com teias de aranha e abóboras falsas, vermos amigos e famosos fantasiados de algum personagem assustador. Elementos como bruxaria, gatos pretos e fogo também dão uma carga ainda mais assustadora à data.

Existem alguns lugares espalhados pelo mundo que possuem uma aura de Hallowen, com atrações aterrorizantes que fazem o coração dos turistas bater mais acelarado.

Nova Orleans, nos Estados Unidos, é um desses lugares. Durante a noite, além do cultural jazz, a cidade ganha um tom mais sombrio.

Animada e acolhedora de dia, Nova Orleans é um caldeirão multicultural com ótima gastronomia e passeios por ruas e estruturas centenárias bem preservadas. Durante a noite, porém, além do jazz que invade o French Quarter, um feitiço mais sombrio cai pela cidade. A capital da Louisiana é famosa por ser um local misterioso, mal-assombrado e também ligado as raízes do vodu. Existe inclusive um pequeno museu dedicado ao vodu da cidade, New Orleans Historic Voodoo Museum.


New Orleans Historic Voodoo Museum. Museu assustador de Nova Orleans (Reprodução: neworleans.com)


Outro lugar sombrio é Paris. A Cidade Luz possui um lado obscuro, próximo do cemitério de Montparnasse, as Catacumbas de Paris formam ossuário subterrâneo composto por diversas galerias de ossos humanos.

No Brasil, temos o Castelinho da Rua Apa, Cemitério da Consolação e tours, em São Paulo. O lugar foi construído em 1912 com a inspiração em castelos franceses e serviu de residência para a família “Dos Reis” até 1937, ano em que três pessoas da família – a mãe e os dois filhos – foram encontrados mortos a tiros ao lado de uma pistola.

Salem, no Estados Unidos e Castelo de Bran, “O Castelo do Drácula”, na Romênia, são outros dois lugares procurados pelos turistas de terror. Salem é uma cidade costeira do estado de Massachusettse e é conhecido como o local onde as “bruxas” foram caçadas no final do século 17. Agora elas são homenageadas no mesmo lugar. Já o Castelo de Bran é conhecido como a casa do personagem Drácula. Ainda que o Drácula seja um personagem fictício, acredita-se que tenha sido inspirado em uma pessoa real, o príncipe Vlad Tepes. Vlad era um governador sanguinário conhecido como “O Empalador”.

Foto destaque: As Catacumbas de Paris abrigam os esqueletos de seis milhões de parisienses: Reprodução/G1

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile