Nesta segunda-feira (10/10), diversas cidades ucranianas foram atingidas por explosões. A capital Kiev, em Dnipro, na região central e em Lviv, Ternopil e Zhytomyr, no oeste da Ucrânia. Os ataques foram causados após a Rússia acusar a Ucrânia de elaborar uma forte explosão que danificou a ponte que liga o território russo à Crimeia.
Em Kiev, no mínimo cinco pessoas morreram e outras doze ficaram feridas. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko Klitschko, declarou que as explosões atingiram o distrito de Shevchenskivskyi , no centro da capital, no aplicativo de mensagens Telegram.
As explosões danificaram onze instalações de infraestrutura. O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, relatou que onze instalações de infraestrutura em oito regiões e na capital Kiev foram danificadas pelos ataques da Rússia.
Declaração do primeiro-ministro:
“Até as 11 horas, 11 importantes instalações de infraestrutura em oito regiões e na cidade de Kyiv foram danificadas”, explicou Shmygal no aplicativo de mensagens Telegram.
A Rússia deixou de avançar em direção a Kiev, devido à grande resistência construída pelas armas ocidentais. A partir deste momento, Moscou e seus representantes se agrupam no sul e em Donbas, um território oriental formado por Luhansk e Donetsk, mobilizando uma grande artilharia em determinados combates terrestres e agressivos da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
Depoimentos do presidente da Ucrânia:
“Rússia está tentando “nos varrer da face da terra”, diz Zelensky
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, confirmou que cidadãos foram mortos e feridos pelas explosões, abalando cidades do país, e acusou a Rússia de tentar remover seu país “da face da terra”.
“Eles estão tentando nos destruir e varrer da face da terra… destruir nosso povo que está dormindo em casa na cidade de Zaporizhzhia. Matar pessoas que vão trabalhar em Dnipro e Kiev”, afirmou Zelensky.
“As sirenes dos ataques aéreos não diminuem em toda a Ucrânia. Há mísseis nos atingindo. Infelizmente, há mortos e feridos”, finalizou.
As cinco cidades ficaram bastante abaladas e esperam se recuperar dos danos sofridos e que a Rússia pare com os ataques contra a Ucrânia para que o país posso se reerguer.
Foto Destaque: Explosão na Ucrânia (Foto: Reprodução/CNN Brasil)