Ucrânia perde força bélica, mas volta a conquistar territórios na guerra

Pedro Léo Por Pedro Léo
3 min de leitura

Apesar de ter perda bélica considerável, a Ucrânia voltou a conquistar territórios na guerra. De acordo com os militares ucranianos, as forças do país recuperaram três vilas de Donetsk, em uma contra-ofensiva contra a Rússia que, de acordo com o site de inteligência Oryx, custou 16 veículos blindados que haviam sido fornecidos pelos Estados Unidos – cerca de 15% da força bélica enviada para os europeus pelos americanos.

Jakub Janovsky, que é parte do Oryx e vem estudando e contando as perdas bélicas ucranianas desde o começo da guerra, foi quem contabilizou os veículos destruídos. Bradley, como são nomeados, são blindados de combate, e se movem em trilhos ao invés de rodas. Com compartimento para até 10 soldados, serve como transporte no campo de guerra, além de deixar espaço para que tiros sejam feitos de dentro do veículo. Os veículos vêm sendo enviados desde janeiro, como suporte militar dos Estados Unidos à Ucrânia – algo que membros do exército americano vêem como essencial. A potência dos veículos, porém, deve ser acompanhada com outros equipamentos e suportes do mesmo nível, como diz o analista militar da CNN, James Marks. “Um único equipamento como os Bradleys é maravilhoso, mas precisa ser usado em conjunto com todos os outros facilitadores”, disse ele.


O veículo de combate Bradley. (Foto: Reprodução/Kevin T. Brown Jr./Exército dos Estados Unidos)


De acordo com especialistas, a Ucrânia tem tomado uma posição mais ofensiva, tentando pressionar a Rússia. A abordagem requer mais suporte militar, já que toma muitos recursos. Porém, a perda do equipamento bélico já era esperada, tomada como um “dano colateral” dessas ofensivas. A Rússia confirmou a destruição de veículos blindados ucranianos em comunicado nesta segunda-feira (12), porém, não especificou quais seriam – e, de acordo com Janovsky, os Bradleys não necessariamente foram destruídos e sim abandonados e quebrados, podendo ser recuperados caso a Ucrânia reconquiste o território.

O sucesso ucraniano em reocupar territórios perdidos pela Rússia é visto como algo essencial do ponto de vista moral. Com menor força bélica, a Ucrânia tem tido mais sucesso em pressionar pontos pivotais do exército russo, balançando sua logística. Com vitórias importantes nos últimos meses e avançando cada vez mais, a tendência é da pressão na Rússia aumentar – o que pode significar uma nova ofensiva do país.

Foto destaque: soldados ucranianos levantando a bandeira do país. Reprodução/Anatolii Stepanov/Getty

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile