Ucrânia tem instalações de energia atingidas após ataques Russos

Juliana Pequeno Por Juliana Pequeno
3 min de leitura

Após a mais recente onda de ataques russos, usinas em todo o país foram danificadas, a segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, ficou sem energia. Autoridades informaram que nove instalações de energia foram atingidas após as forças russas dispararam 76 mísseis e realizaram ataques com drones em toda a Ucrânia. Segundo o prefeito de Kharkiva cidade sofreu danos “colossais” com o bombardeio. 

Uma moradora também se manifestou, identificada como Anastaisa, disse à BBC que teria ouvido “ várias explosões” quando os ataques foram iniciados na manhã de sexta-feira. “Em questão de minutos, as luzes começaram a piscar”, disse ela que é mãe de uma criança de dois meses. “Apenas 10 segundos depois estávamos sem energia, tudo ficou parado e foi isso. No momento também não há água porque as estações de bombeamento não podem funcionar quando não há energia na cidade, então tecnicamente o que temos agora é uma cidade sem energia e abastecimento de água”, informou.


Foguete atingiu um prédio residencial na cidade central de Kryvyi Rih. (Foto: Reprodução/DSNS-UKRAINE).


De acordo com o chefe da administração regional de Kharkiv, Oleg Synegubov, as autoridades tinham como plano restaurar a energia até à meia-noite (horário local), mas a operadora da rede elétrica Ukrenergo alertou que a escala dos danos pode significar que levará mais tempo para restaurar o fornecimento. Em comunicado órgão responsável disse que o sistema de energia havia perdido mais da metade de sua capacidade devido aos últimos ataques, e que seria dada prioridade para hospitais, instalações de abastecimento de água, instalações de fornecimento de calor, estações de tratamento de esgoto que são infraestruturas mais críticas. Yuriy Sak conselheiro do Ministério da Defesa, informou à BBC que os serviços de emergência estão trabalhando para restaurar o fornecimento de eletricidade, mas a situação ainda é muito difícil. A Rússia continuar os ataques significa que reparar os danos está ficando mais difícil.

Três pessoas morreram e 13 ficaram feridas quando prédio residencial foi atingido em Kryvyi Rih e um terceiro morreu em Kherson. O metrô parou na capital Kiev. Alarmes de ataque soaram por toda parte na Ucrânia na sexta-feira, e segundo o comandante-em-chefe, general Valeriy Zaluzhny as defesas aéreas interceptaram 60 dos 76 mísseis disparados, a maioria deles mísseis de cruzeiro.

 

Foto Destaque: Ataques a Kharkiv. Reprodução/REUTERS

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile