INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

União Europeia abre espaço para pilotos ucranianos treinarem em caças F-16

O político espanhol Josep Borrell, alto representante da União Europeia para Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, afirmou que pilotos da Ucrânia começaram a treinar com caças F-16, aviões de combate norte-americano, em diversos países da União. Josep mencionou a Polônia como exemplo.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu aos aliados que fornecessem aviões para combater a invasão da Rússia. A chegada de novas aeronaves reforça as defesas de Kiev e ajuda a lidar com ataques aéreos russos.

Na terça-feira, Borrell disse a caminho de uma reunião de ministros da Defesa da UE em Bruxelas, capital belga, que o treinamento “leva tempo, mas quanto mais cedo melhor”. Enquanto isso, o político norueguês Jens Stoltenberg, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), afirmou que o treinamento é uma etapa essencial para que os aliados possam fornecer caças a Kiev. “Assim damos uma mensagem: apoiaremos a Ucrânia pelo tempo que for necessário”, relatou Stoltenberg antes da mesma reunião.

A ideia de proporcionar aeronaves à Ucrânia foi inicialmente contestada, pois poderia ser visto como um envolvimento direto da Otan na guerra. Agora, Borrell afirma que a porta está aberta para o fornecimento de jatos e espera uma reação similar ao envio dos tanques Leopard 2, episódio que também contou com um intervalo de desconfiança.

Enquanto buscava um acordo para mandar os tanques Leopard 2 para Kiev, Borrell relatou que muitos países não concordavam. “No final, foi decidido fornecer esse apoio militar porque era absolutamente necessário para a Ucrânia continuar a se defender”.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>The G7 is more united than ever. <a href=”https://t.co/ZEcyPpdr21″>pic.twitter.com/ZEcyPpdr21</a></p>&mdash; President Biden (@POTUS) <a href=”https://twitter.com/POTUS/status/1659702979614629888?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 19, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Reunião do G7 em Hiroshima, Japão (Reprodução/Twitter)


A decisão veio após o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmar nesta última sexta-feira (19) que não impediria mais os países europeus de enviar jatos à Ucrânia. Segundo o presidente dos Estados Unidos, foi declarado por Zelensky que os caças seriam utilizados unicamente para defender o território ucraniano, o qual foi invadido pela Rússia há mais de um ano.

Foto destaque: Josep Borrell. Reprodução/Twitter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...