Ursula von der Leyen, a mulher mais poderosa de 2022 segundo a Forbes

Maria Luiza da Silva Por Maria Luiza da Silva
3 min de leitura

Na última terça-feira (06/12) a revista americana voltada para o nicho de negócios e economia, Forbes, divulgou sua lista anual que trazem as 100 mulheres mais poderosas de 2022. Quem encabeça a lista é Ursula von der Leyen, política alemã e atual presidente da Comissão Europeia, acompanhada de nomes muito influentes em outras áreas como as cantoras Rihanna (73º), Taylor Swift (79º) e Beyoncé (80º), a apresentadora Oprah Winfrey (24º) e a produtora e roteirista, Shonda Rhimes (93º). 

Ursula von der Leyen é a primeira mulher a ocupar seu atual cargo na Comissão Europeia, além de já ter sido ministra da defesa na Alemanha, a belga ainda compôs o gabinete da ex-chanceler Angela Merkel e ganhou muito destaque com sua liderança contra a covid-19. 

Segundo a Forbes, foram justamente a posição de Ursula com relação a pandemia e também sua liderança durante a guerra na Ucrânia os fatores decisivos para a escolha de seu nome para o topo da lista. “Sua influência é única – ninguém mais na lista formula políticas em nome de 450 milhões de pessoas – mas seu compromisso com uma sociedade livre e democrática não é. Von der Leyen é apenas uma face do maior enredo de 2022: mulheres atuando como defensores da democracia”, afirmou a revista.


Ursula von der Leyen em visita a escola na Ucrânia. (Foto: Reprodução/Comissão Europeia)


Outras mulheres destaques na política presentes na lista de 2022 foram Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, ocupando a terceira posição, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, dona do sétimo lugar.

O top10 da lista ficou assim: Ursula von der Leyen, Christine Lagarde, Kamala Harris, Mary Barra, Abigail Johnson, Melinda French Gates, Giorgia Meloni, Karen Lynch, Julie Sweet e Jane Fraser. Sendo a maioria dos nomes citados todos de mulheres americanas e já entre todos os 100 nomes listados não há nenhuma brasileira. 

Quanto aos anos anteriores, a primeira possição foi ocupada por MacKenzie Scott, autora, ativista e filantropa americana, no ano passado e em 2020 pela alemã Angela Merkel. 

Foto Destaque: Ursula von der Leyen, mulher mais poderosa de 2022. Reprodução/BBC

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile