Ainda nesta semana, a nova vacina contra a dengue, a Qdenga, deverá ser disponibilizada nas clínicas particulares no Brasil, a partir de 1° julho, segundo a CNN. A composição Qdenga envolve quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença. A vacina foi desenvolvida pela empresa Takeda Pharma Ltda e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) há três meses.
Qdenga, vacina desenvolvida contra a dengue. Reprodução/Pixabay)
De acordo com a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), o valor do imunizante deverá variar entre R$ 350,00 e R$ 500,00 ao consumidor, dependendo também do estado. Em nota divulgada, a ABCVAC diz que “as clínicas devem utilizar esse parâmetro na composição da sua precificação final, que também inclui o atendimento, a triagem, a análise da caderneta de vacinação, as orientações pré e pós vacina, além de todo o suporte que os pacientes necessitam para se informar corretamente sobre a questão da vacinação”.
Segundo a Anvisa, que aprovou ainda em março o imunizante, para aplicação em pessoas com idades variando entre 4 e 60 anos, a dose garante proteção contra a dengue. Conforme mencionado pela Anvisa, a vacina é recomendada para crianças a partir dos 4 anos, jovens e adultos até os 60 anos de idade. O imunizante está disponível para ser administrado via subcutânea em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A Qdenga é a pioneira no Brasil a receber aprovação para uso em uma população mais ampla, enquanto o Dengvaxia, que foi aprovado anteriormente, era destinado apenas para pessoas expostas ao vírus.
Casos de Dengue no Brasil
Somente neste ano de 2023, entre os meses de janeiro e abril, cerca de 899 mil casos de dengue e quase 87 mil casos de Chikungunya, assim como 6,2 mil registros de Zika foram registrados no país. Do total, mais de 201 mil diagnósticos de dengue foram confirmados só no estado de São Paulo. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde. A dengue é causada pelo mosquito Aedes Aegypti, o principal vetor da doença. O vírus é transmitido aos humanos através da picada dos mosquitos fêmeas infectados. Depois do período de incubação, que é de quatro a dez dias, um mosquito infectado é capaz de transmitir o vírus pelo resto de sua vida. Normalmente, é em água parada que o mosquito fica alojado. Devido a isso, o aumento dos casos ocorre no período de chuvas.
Sintomas da Dengue
Os sintomas principais da doença são perda de peso, náuseas e vômitos, considerados os mais frequentes. No entanto, podem aparecer, na forma grave da dengue, dores abdominais intensas e contínuas, assim como vômitos persistentes, sangramento das mucosas, além de outros, segundo o Ministério da Saúde.
Foto Destaque: Qdenga, imunizante contra a dengue. Reprodução/Pixabay