“Vamos confiscar tudo” é fake suposta fala de Lula em capa de jornal

Alexandre Muniz Por Alexandre Muniz
3 min de leitura

Desmentida como fake news a publicação em rede social da capa do Jornal do Brasil atribui declarações falsas a Lula.

Nessa semana circulou pelas redes sociais um post que imitava a capa do Jornal do Brasil trazendo a manchete: “Vamos confiscar tudo!”, juntamente a uma foto do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

“Para repor rombo de 400 bi, governo vai confiscar”, é o título da matéria que busca desinformar os usuários. O texto traz declarações falsamente atribuídas ao presidente eleito Lula: “Quem ganhar acima de 8 mil pagará 47,5% de imposto de renda” e “Teremos que confiscar as poupanças acima de 50 mil”.

A publicação ainda diz que o governo de Bolsonaro fez um rombo no orçamento, então seria necessário um novo confisco de economias das poupanças como ocorreu na presidência de Collor de Melo: “Medida antipopulares serão necessárias, assim como fez o Collor de Mello anos atrás. Bolsonaro deixou um rombo fiscal de 400 bilhões e para cumprir minhas metas irei tirar dos mais ricos e dar aos mais necessitados. Por isso iremos aumentar a cobrança do imposto de renda e confiscar a poupança e investimentos acima de 50 mil.


Lula durante debate na Globo (Foto: Reprodução/PT/Ricardo Stuckert)


Outras fake news atribuídas a Lula já foram desmentidas, como a que ele falou pelo Twitter que bloquearia as poupanças em 2023 para arcar com os custos do Auxílio Brasil.

Esclarecendo o ocorrido em seu site o Jornal do Brasil disse que nunca fez essa publicação em suas editorias, que a imagem e informações são falsas e que foi alvo de fake news bolsonarista com o intuito de desinformar o Brasil.

“O Jornal do Brasil deixou de circular no modelo berliner, com logomarca azul, em agosto de 2010. O JB voltou às bancas, em fevereiro de 2018, adotando o formato tradicional standard. Desde abril de 2019, circula em edição on-line. O Departamento Jurídico do JB já toma providências para responsabilizar os autores e disseminadores deste crime de uso indevido de marca, com pedido de indenização por danos materiais”, relatou a nota do Jornal do Brasil.

Desmentindo também a publicação, a assessoria do presidente eleito Lula disse que as declarações são falsas: “Infelizmente, mesmo depois da eleição, grupos bolsonaristas criam notícias falsas para criar confusão com desinformação e fake news no Brasil. Lula nunca deu essas declarações.”

 

Foto destaque: Luiz Inácio Lula da Silva. Foto:Reprodução: Yahoo.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile