Veículo oficial brasileiro é detido na Turquia com 55kg de cocaína

Ana Beatriz Zamai Por Ana Beatriz Zamai
3 min de leitura

Segundo o jornal búlgaro “24 Chasa”, um carro oficial da embaixada brasileira em Sófia, na Bulgária, foi detido na fronteira com a Turquia, contendo quase 55 kg de cocaína. O veículo entrou na Turquia através do posto de controle de Kapikule, localizado na região noroeste do país, vindo de uma vila no sul da Bulgária.

Nota oficial do Itamaraty

Segundo o Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o noticiado é verdade, mas não foi realizado por nenhum funcionário integrante do Serviço Exterior Brasileiro, e sim por um funcionário contratado local, que furtou o veículo. A Embaixada informou que, assim que percebeu a falta de um dos veículos oficiais, comunicou às autoridades búlgaras e disse que o carro foi retirado sem autorização das dependências da embaixada.  


Palácio do Itamaraty, em Brasília (Foto: Leonardo Sá/Agência Senado)


O Itamaraty também afirmou que o funcionário, búlgaro contratado lá, já foi demitido por justa causa, e que, por meio das Embaixadas do Brasil, tanto em Sófia tanto em Ancara, capital da Turquia, já estão em contato com as autoridades locais para ajudar no que for possível com as investigações. Por fim, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil concluiu dizendo que espera que o crime seja apurado prontamente.

O crime

O jornal búlgaro afirmou que o motorista e outra pessoa, ambos não identificados, foram detidos na Turquia por tráfico de drogas, e que a cocaína foi escondida em diferentes partes do veículo para dificultar que os policiais encontrassem. 

Outros casos brasileiros 

Quatro anos atrás, em 2019, Manoel Silva Rodrigues, ex-sargento da Força Aérea Brasileira (FAB), foi detido por carregar 37 kg de cocaína, equivalente a R$6,3 milhões de reais, em um avião oficial, que servia de apoio da comitiva presidencial, na época, o presidente era Jair Bolsonaro. Hoje em dia, Manoel cumpre pena no sul da Espanha, no Centro Penitenciário de Málaga II. O caso repercutiu no exterior e o avião da FAB recebeu o apelido de “Aerococa”. 

Foto destaque: quase 55 kg de cocaína foram encontrados em veículo oficial brasileiro na Turquia (Reprodução/Blog.clinicaquintino)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile