Veja as diferenças entre israelenses, palestinos e o Hamas

Luiza Nascimento Por Luiza Nascimento
3 min de leitura

O conflito entre Israel e o grupo Hamas, que entra em seu segundo dia, neste domingo (8), tem raízes profundas e complexas, que duram mais de 70 anos. Esta disputa pelo território envolve diferentes grupos, e é importante compreender as diferenças entre israelenses, palestinos e o Hamas para contextualizar a situação atual.


Gurra entre Israel e Hamas (Reprodução/Diário do Nordeste)


Israelenses

Os israelenses são os cidadãos do Estado de Israel, que foi estabelecido no final da década de 1940. A criação de Israel teve origem na proposta das Nações Unidas de criar dois Estados na Palestina, um judeu e um árabe. Essa iniciativa visava cumprir a promessa de oferecer um território seguro aos judeus, que haviam sofrido terríveis perseguições, incluindo o Holocausto. 

Israel foi fundada com o objetivo de servir como lar para os judeus de todo o mundo, que começaram a imigrar para o país. No entanto, a proclamação do Estado de Israel, em 1948, gerou conflitos com a população árabe da região, resultando na guerra árabe-israelense naquele mesmo ano.

Palestinos

Os palestinos são um povo etnicamente árabe, principalmente muçulmano, que historicamente habitava a região entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo. Devido ao conflito com a fundação de Israel, muitos palestinos foram deslocados para territórios vizinhos, como a Faixa de Gaza e a Cisjordânia.

Apesar de a maioria dos palestinos viver nessas duas áreas, elas são geograficamente separadas por Israel. Em 2012, a ONU reconheceu o “Estado da Palestina” como Estado observador, embora ainda não haja um território claramente definido para esse povo.

Hamas

O Hamas é um grupo radical islâmico que é considerado terrorista por alguns países, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido. Desde 2006, o Hamas controla a Faixa de Gaza, onde vivem cerca de 2 milhões de palestinos; o grupo radical tem como objetivo a extinção do Estado de Israel.

É importante ressaltar que a maioria dos integrantes do Hamas são palestinos, mas nem todos os palestinos fazem parte desse grupo. Comparar todos os palestinos ao Hamas seria equivalente a afirmar que todo afegão é membro da Al-Qaeda, o que é impreciso.

Foto Destaque: Grupo Hamas. Reprodução/BBC

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile