Veja como evitar mensagens de números estrangeiros no WhatsApp

Adriane Paiva Por Adriane Paiva
2 min de leitura

Nos últimos dias, muitos brasileiros receberam diversas mensagens de números estrangeiros pelo aplicativo de mensagem, WhatsApp. Usuários afirmam que os números oferecem vagas de emprego e em alguns casos até ligam para chamar atenção. 

O contato de números estrangeiros desconhecidos pelo WhatsApp já é quase normal para os brasileiros, mas nos últimos meses vem aumentado bastante, supostas vagas de emprego oferecendo sálarios consideráveis para trabalhar pouco e de casa curtindo vídeos no TikTok ou avaliar estabelecimentos no Google. 


Números internacionais e sem foto em contato pelo WhatsApp. (Foto: Reprodução/G1)  


O que fazer ao receber a mensagem 

Se você recebeu uma mensagem de um número com o código estranho e conversou com esse número, o WhatsApp disponibiliza a denúncia e o bloqueio para o seu usuário, você pode denunciar para a plataforma ou bloquear o número desconhecido, já que isso pode se tratar de um novo golpe ou mesmo de um vírus, não é recomendado responder o número, pois se trata de um número internacional e é difícil encontrar dados do titular da conta. 

Como proteger seus dados 

Além dos recursos citados acima, há outras maneiras de prevenir suas informações e evitar que sejam acessadar por terceiros.

Silenciar chamada de números desconhecidos, responder somente pessoas que tenha foto no perfil, até porque, se for o RH de alguma empresa que entrou em contato pelo WhatsApp, a foto do perfil sempre será pública. Limitar quem pode ver sua foto do perfil também é uma dica, já que bandidos podem pegar sua foto e usar em uma outra conta. Definir que somente seus contatos possa te adicionar em grupos e deixar o “visto por último” e “status” somente para seus contatos.  

Esses são apenas algumas medidas de prevenção. Caso você tenha caído em algum golpe, ou está recebendo ameaças, faça um registro de ocorrência na polícia. 

 

Foto Destaque: Ícone do aplicativo Whatsapp no celular. Reprodução/Capitalist 

Seguir
Estudante de Jornalismo, apaixonada por leituras e cultura pop
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile