Viúva de Dom Phillips realiza pronunciamento durante velório do marido

Natália Maria Por Natália Maria
3 min de leitura

Na tarde deste domingo (26), o corpo do jornalista inglês Dom Phillips foi velado no Cemitério Parque da Colina, no Rio de Janeiro. A viúva Alessandra Sampaio, acompanhada de familiares fez um breve discurso para a imprensa e pessoas presentes no local, pedindo mais segurança aos ambientalistas.

Alessandra bastante emocionada, disse que o jornalista foi cremado no país que amava e que escolheu para viver. Durante a fala ao público, a viúva de Dom expressou seu agradecimento a todos que ajudaram nas buscas pelo jornalista e o indigenista Bruno e aos indígenas que Dom amava e defendia. “Gostaria de expressar minha eterna gratidão aos povos indígenas que seguem junto conosco como leais guardiões da vida , da justiça e das nossas florestas. […] Muito obrigada a todos que participaram das buscas ativamente, sejam órgãos oficiais ou pessoas físicas.”


O jornalista Dom Phillips atuava em prol dos povos indígenas e era ativista do meio ambiente. (Foto: Reprodução/Uol)


O jornalista inglês Dom Phillips foi visto com vida pela última vez no dia 5 de junho, junto ao parceiro ambientalista Bruno Pereira, na região do Vale do Javari, no Amazonas. Os restos mortais dos dois foram encontrados durante a noite do dia 15, após a revelação do local por um dos responsáveis das mortes, Amarildo da Costa Oliveira. A Polícia Federal ainda investiga a motivação do crime, averiguando se pode ter relação com o tráfico de drogas e pesca ilegal na região.

A esposa de Dom emitiu seu desejo de segurança aos ativistas e defensores do meio ambiente que vivem situações de risco diariamente.  No pronunciamento, ela ressaltou a importância de priorizar o movimento dos ativistas e como a luta desses povos trás a sensação de “uma imensa esperança” para todos.

Alessandra afirma durante a declaração no velório do marido, que acompanha as apurações das investigações e permanecerá alerta aos desenvolvimentos. “Seguiremos atentos a todos os desdobramentos das investigações, exigindo justiça no significado mais abrangente do termo. Renovamos a nossa luta para que nossa dor e a da família de Bruno Pereira não se repitam. Como também as das famílias de outros jornalistas e defensores do meio ambiente, que seguem em risco”.

Foto destaque: Alessandra Sampaio recebendo abraços e apoio dos familiares durante velório do marido Dom Phillips . Foto: Reprodução/Gazeta do Estado

Deixe um comentário

Deixe um comentário