Elizabeth Morrone e o filho se tornaram réus, nesta segunda-feira, 3, pelo crime de ameaça e injúria racial contra o humorista Eddy Jr. Os dois eram vizinhos do humorista, e câmeras de segurança do prédio onde viviam, em Barra Funda, São Paulo, registraram a aposentada e o filho na frente da porta de Eddy Jr com uma garrafa e uma faca. O humorista contou ter sido xingado de “macaco, imundo, feio, urubu e neguinho perigoso”. Os vídeos gravados são datados de 1 e 7 de setembro de 2022.
O inquérito foi finalizado no dia 23 de março na Polícia Civil, sem indiciamento por crimes. A delegada responsável escreveu que a investigação estava concluída, e sugeriu uma “instauração de incidente de insanidade mental”. Então, o caso foi encaminhado para o Ministério Público.
A promotora Maria Fernanda Balsalobre Pinto citou que pairam “dúvidas a respeito da integridade mental dos denunciados” e entendia como necessária a instauração de incidente de insanidade mental. O juiz Fernando Augusto Andrade Conceição concedeu à defesa de Elizabeth a oportunidade de se manifestar sobre a instauração.
Um novo procedimento irá designar um perito para verificar se Elizabeth pode responder pelo crime. O filho já é interditado, e a defesa da aposentada alegou que ela trataria supostos transtornos psicóticos agudos e transitórios. De acordo com um atestado médico de 16 de dezembro de 2022 que foi apresentado em uma ação que Elizabeth tem contra o condomínio, ela tem um misto de ansiedade e depressão e faz tratamento em um Centro de Atenção Psicossocial desde outubro.
Segundo o advogado de defesa de Elizabeth, as desavenças com Eddy Jr não teriam nenhuma motivação racial. A defesa alega que o humorista tem diversas multas por barulho, e que ela teria reagido às provocações de Eddy. Nos vídeos gravados, é possível escutar o filho de Elizabeth xingando Eddy, o ameaçando de morte e chutando a porta, com uma faca na mão. Em outro vídeo, é Elizabeth quem vai até o apartamento do humorista, com uma garrafa na mão.
Foto destaque: Humorista Eddy Jr, filho de Elizabeth e Elizabeth. Reprodução/G1.