INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Volodymyr Zelensky pede independência sobre invasão russa

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um apelo nesta sexta-feira (19) à “independência” nas posturas sobre a invasão russa no país, durante uma cúpula anual de chefes Árabes, e lamentou: “fizeram vista grossa” perante as invasões da Rússia, disse Zelesnky.

O líder ucraniano citou de forma discreta a Síria, um dos cinco países que votaram na ONU contra a resolução que condenava a invasão da Ucrânia, junto com a própria Rússia, Belarus, Coreia do Norte e Eritreia.

Zelensky tambem convidou líderes Árabes junto com países Árabes a cooperar diretamente” com a Ucrânia, pedindo a Liga Árabe “que conseguissem que seus amigos agissem de maneira coordenada pela paz“.


Volodymyr Zelensky-Arábia-Saudita-Liga-Árabe

               Zelensky em cúpula da Liga Árabe (Foto:Reprodução/Gazeta do Povo)


A reunião dos lideres Árabes foi considerada histórica assim como o presidente sírio, Bashar al-Assad, cujo país foi readmitido na Liga Árabe no início deste mês após ser suspenso por mais de uma década pela repressão de Damasco aos protestos antigovernamentais de 2011.

Durante seu discurso Zelensky lembrou que seu país já tem “uma experiência positiva com a Arábia Saudita no que diz respeito à libertação” de detidos pela Rússia, e afirmou a vontade de “ampliar nossa experiência“, depois de o príncipe herdeiro saudita, Mohammad bin Salman, ter se oferecido para mediar entre os dois países em guerra.

Zelensky trouxe o líder do povo tártaro da Criméia , Mustafa Dzhemilev, com ele nesta viagem a Jeddah, na Arábia Saudita.

Também estou certo de que todas as suas nações entenderão o apelo principal que quero deixar aqui em Jeddah, um nobre apelo a todos vocês, para ajudar a proteger nosso povo, incluindo a comunidade muçulmana ucraniana”, disse ele. “Comigo aqui está Mustafa Dzhemilev, o líder do povo tártaro da Crimeia, um dos povos indígenas da Ucrânia, cujo lar é a Crimeia, o centro da cultura muçulmana na Ucrânia.”

Esta cúpula dos líderes religiosos foi de extrema importância para o presidente ucraniano externar seus pontos de vista perante a Liga Árabe e mostrar seu posicionamento político.

A guerra da Ucrânia se estende desde o ano passado, um conflito que acontece no leste do continente europeu após um longo período marcado pelo acirramento das tensões entre ambos. As tropas russas invadiram o país vizinho em 24 de fevereiro e promoveu ataques nas cidades próximo da capital Kiev.

Ucrânia planejou um contra-ataque em meados 2022 e fez com que a Rússia recuasse em alguns pontos invadidos. Moscou ainda possui domínio de grande parte do território ucraniano, principalmente no leste e sul do país.

Até o momento o resultado deste confilto é a soma de mais de 8 milhões de mortes e muitos refugiados, consequentemente após estes conflitos também ocorretaram em privasões econômicas e políticas, ou seja, esta situação interfere nos acordos diplomáticos e no comércio internacional.

Foto Destaque: Guerra na Ucrânia. Reprodução/ Agência Brasil EBC.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...