Voo da Latam com destino a Brasília precisou voltar após colisão com pássaros

Gustavo Sebastião da Silva Correia Por Gustavo Sebastião da Silva Correia
3 min de leitura

O voo 3090 da companhia aérea Latam, que saiu do aeroporto de Porto Alegre (Aeroporto Salgado Filho) com destino a Brasília no dia de ontem (16), precisou retornar após 40 minutos de decolagem. A aeronave, um A321,  que decolou por volta das 19h13min, acabou colidindo com aves, o que ocasionou a perda de potência no motor 1. (lado esquerdo da aeronave)

De acordo com a Fraport, empresa responsável pela administração do aeroporto de Porto Alegre, o piloto sinalizou a emergência ao declarar bird strike, termo em inglês que significa colisão com ave. 

“Latam 3090, é… vibração forte no motor uno, estamos mantendo a proa e subindo para manter a posição do momento, [vamos] manter a altitude.”, disse o piloto informando à Torre de controle sobre o incidente. 


O aeroporto Salgado Filho é um dos mais movimentados do país. (Foto: Reprodução/correiodopovo.com.br)


A companhia informou que o avião retornou para Porto Alegre e conseguiu aterrissar com segurança por volta das 19h32. Apesar do ocorrido, não houve registro de feridos. A aeronave passará por manutenção. 

“Quase pifou no ar. Estou tremendo até agora. Tem até bombeiros na pista”, informou um dos passageiros.

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Laudo-sobre-queda-de-aviao-com-Marilia-Mendonca-deve-apontar-politraumatismo-em-orgaos-vitais-como-causa-mortis

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Menino-relata-momento-de-desespero-apos-ser-ferido-por-tubarao

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Covid-19-Intervalo-da-dose-de-reforco-sera-reduzido-para-cinco-meses

A Latam também informou que os passageiros foram realocados para voos que  estão programados para decolar no dia de hoje. A colisão com aves tem sido um dos incidentes mais comuns em rotinas do setor aeronáutico, mesmo com pilotos e especialistas experientes de segurança de aeroportos fazendo de tudo para evitar isso.

Mesmo que jatos bimotores consigam voar em segurança com apenas um motor funcionando, esse tipo de incidente causa danos à fauna, além de  prejuízos financeiros às companhias. Um desses é a longa manutenção da aeronave além de atrasos de voos.

A empresa divulgou nota sobre o ocorrido:

“A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA 3090 (Porto Alegre –Brasília), que partiu às 18h50 de hoje (16), colidiu com um pássaro nas proximidades do aeroporto de Porto Alegre. A aeronave retornou para o aeroporto de origem, e aterrissou em completa segurança às 19h32. A aeronave passará por manutenção, e os passageiros foram acomodados em voos programados para amanhã (17). A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”.

 

Foto destaque: Reprodução/aeroin.net

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile