O voo da companhia Latam que partiu nesta quarta-feira (26) de Santiago, no Chile, para o aeroporto Silvio Pettirossi de Assunção, no Paraguai, precisou fazer um pouso forçado, após previsão de fortes tempestades.
Durante o percurso, precisou fazer uma alteração de rota em Foz de Iguaçu, onde ficou por algumas horas, ao retomar o trajeto foi surpreendido por um temporal de granizo, que danificou a aeronave. Em vídeo, passageiros gravaram o momento de desespero quando o avião entrou em turbulência.
Passageiro registra turbulência durante o voo (Vídeo: Reprodução/Youtube)
O comandante chegou a declarar estado de emergência, mas o transporte aéreo que estava com 48 passageiros a bordo pousou em segurança. Segundo a imprensa paraguaia, o avião passou sem um dos motores funcionando, com o para-brisa quebrado e com o radome destruído.
Confira a nota da Latam na íntegra:
“A LATAM Airlines Paraguai informa que o voo LA1325, que operava a rota Santiago-Assunção em 26/10, precisou alternar pouso para o aeroporto de Foz do Iguaçu às 18h43 (hora local) devido às más condições meteorológicas em Assunção.
Com a melhora das condições em Assunção, a aeronave retomou a sua rota para a capital paraguaia, mas enfrentou condições climáticas severas durante o voo, o que exigiu um pouso de emergência em Assunção às 23h09 (hora local). Não houve feridos entre os passageiros e a tripulação, que foram imediatamente atendidos pelas equipes de solo quando chegaram ao Paraguai.
As condições climáticas do voo causaram danos na fuselagem da aeronave e impactaram as operações. Para a linha aérea, qualquer evento relacionado à segurança de voo é considerado grave.
Seguindo os regulamentos aeronáuticos, a LATAM Airlines Paraguai está colaborando com a investigação das autoridades competentes sobre o incidente. Lamentamos a situação vivida por nossos passageiros. A LATAM Airlines Paraguai está em contato com todos os clientes deste voo para prestar o apoio necessário”.
Esse mesmo voo LA1301, seria direcionado para São Paulo (GRU) com a mesma aeronave, mas foi cancelado devido aos estragos.
Foto destaque: Avião chegou danificado no Paraguai. Reprodução/portaldacidade