INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Vulcão com de 3,5 km de comprimento entra em erupção na Islândia

Vulcão com de 3,5 km de comprimento entra em erupção na Islândia

Nesta segunda-feira (18), após semanas marcadas por fortíssimos terremotos, entrou em eupção um vulcão localizado na península de Reykjanes, região do sudeste da Islândia. Pessoas que habitavam as regiões próximas do vulcão tiveram de ser evacuadas e o ocorrido forçou também o fechamento de alguns comércios.

Semanas de preparação

Durante semanas, os especialístas registraram uma intensa atividade sísmisca no vulcão localizado na península de Reykjanes, o que consequentimente provocou diversos terremos na região durante todo esse tempo. Por fim, a erupção ocorreu na noite desta segunda-feira, tendo o momento exato do início de sua ativida  flagrado por uma câmera que tinha como função realizar o monitoramento da área. Os moradores da cidade de Grindavík já vinham sendo evacuados da região desde o mês de novembro, devido ao risco iminente de erupção.


Vulcão com de 3,5 km de comprimento entra em erupção na Islândia

Cidade de Grindavík visto pelo alto (foto: reprodução/jornaldocomercio)


Além das quatro mil pessoas evacuadas da cidade (aproximadamente), o vulcão também provocou com sua erupção uma enorme fissura no solo da região. Após a explosão, uma fissura com 3,8 quilômetros de comprimento foi aberta no solo da área e ao mesmo tempo, o vulcão expelia uma quantidade de lava que se espalhava por cerca de 100 a 200 metros cúbicos por segundo, como informou o  Gabinete de Meteorologia da Islândia.

Consequências da erupção

Com a erupção certa do vulcão, o spa geotérmico Blue Lagoon, famoso por suas águas quentes, teve de ser fechado. Além de deixar o céu laranja, o rastro da explosão vulcânica foi tão forte que, na capital Reykjanes era possível ver a fumaça resultante do fenômeno. A Islândia possui uma quantidade considerável de montanhas vulcânicas – cerca de 130 – devido à sua localização no globo, encontrando-se na região em que se cruzam as placas tectônicas Eurasiática e Norte-americana. Desde o seu descobrimento até os dias de hoje, foram registradas 18 erupções vulcânicas, sendo a erupção na montanha Litli-Hrútur em julho deste ano a última registrada até o ocorrido recente.

 

Foto destaque: fissura consequente da erupção vulcânica na Islândia (reprodução/oglobo/ Icelandic Department of Civil Protection and Emergency Management)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...