ZCAS provocam muita chuva no centro-norte do país e ar seco atinge o centro-sul

3 min de leitura

Nesta quarta -feira (16) as regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil podem ter grandes áreas de instabilidades com nuvens carregadas, que estão ligadas a uma frente fria que está perto do litoral do do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Esta ligação da frente fria vinda do oceano com a instabilidade no país representa a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma grande faixa de nebulosidade que provoca muitas chuvas entre os meses de primavera e verão no Brasil, e está e a primeira ZCAS da primavera de 2022. 

Segundo o Climatempo, uma massa de ar seco que tem origem polar chega à Região Sul, aos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, e avança para o Triângulo Mineiro, Sul de Goiás e Mato Grosso. O ar seco deixa o tempo firme e com poucas chances de chuva. 

Por causa da Zona de Convergência do Atlântico Sul muitas nuvens se formam na Região Sudeste e a chuva pode atingir o centro, norte e leste de Minas Gerais, o Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro. Nessas áreas têm grandes risco de chuva forte e volumosa no decorrer do dia. Também há risco de chuva forte nas capitais Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, na Região Serrana, Norte e Noroeste do Rio e no centro-sul capixaba.  


Imagens de satélite desta quarta-feira (16). (Foto: Reprodução/Climatempo)


As ZCAS provocam muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes por quase todo o estado da Bahia, no centro-sul do Piauí e no Maranhão. O litoral nordestino entre Salvador e João Pessoa tem sol e chuva rápida, e o litoral de Pernambuca fica em alerta para chuva moderada. O sertão baiano e o restante da região nordeste não chove e o sol predomina. 

A Região Norte também é atingida pelas fortes chuvas, sendo frequentes e volumosas em quase toda a região. No estado de Roraima e no extremo norte do Amapá, as chuvas são rápidas. Já em outras áreas do Amapá e no norte do Pará não chove e o dia passa com sol.

Foto destaque. Previsão de fortes chuvas para o centro-norte brasileiro. Foto: Reprodução/Folha PE.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile