Devido ao calor intenso vivenciado nos últimos dias em São Paulo, profissionais de saúde animal e biólogos do Zoológico de São Paulo montam plano que tem como estratégia manter a qualidade do cotidiano dos animais que vivem no espaço, ajudando-os em sua hidratação e em seu conforto térmico.
Estruturas planejadas
A especialista Angelita Capobianco, bióloga responsável pelo setor de bem-estar animal, ressalta em entrevista à CNN Brasil ao explicar as medidas e os cuidados tomados pelo Zoo para manter a qualidade de vida dos animais que lá vivem, mesmo em tempos de calor intenso como acontece atualmente. “Os ambientes são planejados e preparados para oferecer conforto. A ambientação consiste no uso de plantas, casinhas, tocas, tanques, lagos e abrigos em áreas abertas e nas internas permitem aos ‘moradores’ escolherem onde ficar quando está calor”.
É informado pelo zoo que nestes dias em que os termômetros vêm alcançando temperaturas de até 36ºC, algumas medidas vêm sendo tomadas para manter o nível do conforto nas “casas” dos animais. Alguns deles recebem banhos de mangueira, frutas e picolés, fazendo com que consigam se refrescar a manter sua temperatura corporal equilibrada. Outros moradores do Zoolólgico que se encaixam na classificação de animais semiaquáticos, contam com “piscinas” em suas casas, lhes proporcionando a possibilidade de se refrescar sempre que estiverem com vontade.
Medidas sendo tomadas para refrescar aniamais em Zoo de SP (foto: reprodução/g1.globo/Beatriz Backes)
Todos os cuidados
Diariamente, todos os animais são monitorados por uma equipe especializada, que conta com cuidadores, biólogos, veterinários e zootecnicistas, com a intenção de realizar o trabalho mais efetivo possível nas medidas tomadas para proporcionar o maior bem-estar aos “moradores” do Zoo. Com isso, a equipo é capaz de preparar um plano capaz de cuidar da hidratação e refresco adequado para cada animal, fazendo uso de frutas ricas em água e picolés preparados com frutas ou caldo de carne congelados, variando suas características de acordo ao alimento que cada espécie consome.
Foto destaque: onça pintada degustando um “picolé de carne” em Zoo de SP (reprodução/cnnbrasil)