INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

China lança exercícios militares para cercar Taiwan

China declarou que o movimento é “punição” pela eleição de presidente da ilha autônoma representarem “atos separatistas”

China lança exercícios militares para cercar Taiwan
Formação da marinha chinesa em exercício militares no Sul da China (Foto: STR/AFP/Getty Images)

Nesta quinta-feira (23), a China iniciou a movimentar suas tropas ao redor de Taiwan dias após terem eleito um novo líder já conhecido e odiado por Pequim.

Os exercícios militares começaram na madrugada desta quinta-feira (23) com uma ação descrita pela China como uma “punição” para “atos separatistas”. Isso se refere à posse do novo presidente eleito da ilha autônoma, Lai Chin-te. 

Os países já tinham um histórico de relação desgastada com o passar dos últimos anos e, seu capítulo mais recente é significativo para o novo líder de Taiwan, que defende a democracia mesmo frente a ameaças da potência autoritária vizinha.


China cerca Taiwan após emposse de novo presidente (Vídeo; reprodução/Youtube/CNN)

Exército chinês

A ação começou logo após Lai Ching-te, novo presidente de Taiwan, assumir o cargo e pedir a Pequim que pare com as ameaças contra a região. Em seguida, o Exército de Libertação do Povo Chinês (PTA) afirmou que iniciaram os exercícios militares conjuntos, incluindo o exército, marinha, força aérea e explosivos próximo de Taiwan às 7h da manhã.

 A operação acontece no Estreito de Taiwan (estreita região de água que separa a ilha autônoma do continente chinês) nas regiões norte, sul e leste do território do país e inclui áreas ao redor da ilha controladas por Taiwan como Matsu, Kinmen, Wuqiu e Dongying, segundo o Exército em um comunicado.

Forças militares chinesas geralmente servem tanto para ações domésticas quanto para a sinalização de intenções de maneira internacional. Mídias locais cobriram a movimentação de seus exercícios e os militares compartilharam fotos de seus navios nas redes sociais.


China lança exercícios militares para cercar Taiwan
Posse de novo presidente de Taiwan, Lai Ching-te (REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)

Comunicado do Ministério da Defesa

Uma autoridade tailandesa informou à Reuters que a operação já era antecipada pelo governo local: “É lastimável que a China escolheu o pior cenário possível para destruir a paz regional“, acrescentou o funcionário.

O Ministério da Defesa de Taiwan informou via um comunicado que lançou forças marítimas terrestres e aéreas em resposta à China. O órgão declarou que lamenta as provocações sem sentido e ações que desestabilizam a paz regional. 

Além disso, o gabinete presidencial da ilha comunicou que sentia confiança em sua capacidade de defender a segurança nacional e acusa a China de provocar e ameaçar a liberdade e democracia de Taiwan. 

A motivação

Tudo indica que a posse de Lai no início desta semana juntamente ao fato de que o Partido Democrático Progressista (PDP), com Lai Chin-te, tem seu terceiro mandato histórico faz Taiwan ser percebida como uma nação soberana com uma identidade taiwanesa distinta.

Pequim alertou, antes mesmo de sua eleição, que a possível vitória de Lai inflamaria as tensões entre os países e causaria um conflito. Os taiwaneses decidiram por manter o PDP no poder – embora a advertência chinesa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...