Chuva causa queda de energia em mais de 30 mil imóveis na Grande São Paulo

Queda de energia afeta 30 mil imóveis na Grande SP após chuva; bairros como Pinheiros e Santo Amaro estão sem luz; Enel trabalha para restabelecer o serviço

Redação INMAG Por Redação INMAG
3 min de leitura
Foto destaque restaurante em são Paulo sem energia (Foto: reprodução MIGUEL SCHINCARIOL /AFP/Getty Images Embed)

A Grande São Paulo enfrentou, na manhã deste sábado (19), interrupções de energia que afetaram mais de 30 mil imóveis, de acordo com informações divulgadas pela Enel. A falha no fornecimento de energia ocorreu após uma chuva moderada atingir a região, impactando especialmente a capital paulista, onde quatro bairros ficaram no escuro: Pinheiros, Vila Andrade, Jabaquara e Santo Amaro.

Impacto nos bairros da capital

Na cidade de São Paulo, moradores dos bairros de Pinheiros, Vila Andrade, Jabaquara e Santo Amaro relataram interrupções de energia logo após o início da chuva. Conforme informado, os problemas começaram por volta das 9h e ainda não havia previsão exata de quando o fornecimento seria restabelecido em todas as áreas. Algumas localidades afetadas ainda contavam com imóveis que estavam sem energia desde o apagão da última sexta-feira (11).


Equipe da Enel realizando reparo em postes (Foto: reprodução/Leandro Chemalle/The News 2/Estadão Conteúdo)

A Enel comunicou que equipes de manutenção foram deslocadas para as áreas impactadas e que o trabalho para restabelecer o fornecimento estava sendo realizado de forma gradual. Em nota, a concessionária ressaltou que as equipes estavam empenhadas em resolver os problemas e minimizar os transtornos aos consumidores. Segundo dados divulgados pela empresa, o total de imóveis afetados é de aproximadamente 111.519. Em comunicado, a Enel afirmou que “esse número representa 1,35% das mais de 8 milhões de unidades consumidoras atendidas pela empresa.”

Atendimento aos clientes

Na segunda-feira (14), a Aneel e o Ministério de Minas e Energia deram um prazo de três dias para a concessionária Enel solucionar os problemas mais críticos de falta de energia na Grande São Paulo, em decorrência do temporal de sexta-feira (11). Na terça-feira (15), a Justiça de São Paulo, através de uma liminar obtida pela Defensoria Pública, estabeleceu um prazo de 24 horas para que a Enel restabelecesse a energia nas residências afetadas, sob pena de multa de R$100 mil por hora em caso de não cumprimento. O prazo terá início na segunda-feira (21), após a intimação do representante da empresa.

A Enel aconselha os consumidores que estão enfrentando falta de energia a contatarem os canais de atendimento da empresa para relatar os problemas, podendo utilizar o aplicativo, o site oficial ou o telefone. A concessionária também sugeriu que, em situações de interrupção prolongada, os clientes mantenham os eletrodomésticos desligados para evitar danos quando a energia for restabelecida.

Matéria por Alexia Gabriela (Lorena – R7)

Sair da versão mobile