Um ciclone extratropical está se formando na costa Sul do país nesta sexta-feira (20/6), e deve durar até a manhã de sábado, trazendo fortes chuvas e rajadas de vento, com pico de até 70 km/h no litoral norte do estado do RS, agravando, ainda mais, a situação da região, que sofre desde o início da semana, com danos de toda a ordem. Mais de 6 mil pessoas desabrigadas, devido aos alagamentos e deslizamentos, e 98 cidades atingidas.
Formação do fenômeno
Os ciclones extratropicais se formam, predominantemente, na região Sul do país, pelo fato desta região estar localizada numa zona de transição climática, com interação entre as massas de ar quente tropical e ar frio polar. Além disso, o El Niño, as mudanças climáticas e o aquecimento global, especialmente das águas do oceano Atlântico Sul, promovem um calor intenso, aumentando, também, a umidade na atmosfera. Essa energia toda acaba contribuindo para a formação de ventos fortes, chuvas extremas e ciclones.
Rio Grande do Sul é um dos estados mais atingidos. Cerca de 4.500 pessoas já deixaram suas casas. São, ao todo, 90 municípios atingidos, alguns até já decretaram ‘situação de emergência’. Muitas estradas forma bloqueadas. Em Porto Alegre, a situação é alarmante, pois o nível do Lago Guaíba, que deixou uma parte da capital submersa no ano passado, subiu. Três pessoas morreram. Santa Catarina e Paraná são os outros dois estados que sofrem em decorrência das consequências da situação.
A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul divulgou alerta moderado, que significa ‘condição de atenção’ para as chuvas persistentes nas regiões de São Lourenço do Sul e São José do Norte, valendo até às 16h30 de hoje (20/6). Pancadas de chuva moderada a forte atingem Paraná, e Santa Catarina segue com risco de temporais na cidade de Florianópolis.
Região Sudeste
Segundo o site Clima Tempo, para sábado (21/6), o estado de São Paulo, especialmente as regiões do litoral e do sul, terão chuva fraca, concentrada nos períodos da tarde e noite. Já a capital permanece ensolarada. Tempo seco para a região do interior, tanto de SP, quanto dos demais estados da região, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Já no domingo (22/6), apesar de amanhecer nublado e com garoa, São Paulo segue com dia de sol. Sol e calor para os demais estados RJ, MG e ES.