A Embratur divulgou, nesta quinta-feira (15), dados sobre a entrada de turistas estrangeiros no Brasil. De janeiro a abril deste ano, o país recebeu 4,4 milhões de turistas internacionais. Esse é o melhor desempenho do setor desde o início da série histórica em 1970. Além disso, o resultado corresponde a 64% da meta anual de 6,9 milhões definidos pelo Plano Nacional de Turismo.
Portanto, o fluxo internacional cresceu 51% em relação ao mesmo período do ano passado. Em abril, o país recebeu 686.239 turistas estrangeiros, um aumento de 72% comparado a abril de 2024. Sendo, a Argentina, a principal emissora de turistas para o Brasil, com mais de 2,1 milhões de visitantes.
Chile e Estados Unidos aparecem na sequência, com 333.592 e 305.932 turistas, respectivamente. Entre os países europeus, Portugal, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha somam 481.986 visitantes no quadrimestre.
Até 8,1 milhões de turistas até 2027
Assim, o Plano Nacional de Turismo, da Embratur, estabeleceu metas ousadas, e o avanço registrado reforça o compromisso de tornar o Brasil um líder no setor na América Latina. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento do turismo, com o intuito de gerar mais empregos e consolidar o Brasil como um destino de referência mundial.
A meta mais ambiciosa do plano prevê a chegada de 8,1 milhões de turistas estrangeiros até 2027. Até abril, mais da metade desse número já foi alcançada. Isto é, para impulsionar ainda mais esse crescimento, novas iniciativas estão sendo desenvolvidas, como afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Ministério do Turismo comemora o recorde histórico (Foto: reprodução/Instagram/@mturismo)
Turismo brasileiro ganha nova estratégia
O governo federal lançará o Plano Internacional de Marketing Turístico para fortalecer a presença do país no cenário turístico internacional. Dessa forma, a iniciativa desenvolvida em parceria com o Sebrae busca reposicionar a identidade do país, promovendo diversidade cultural, histórica e natural. O plano será apresentado oficialmente em 19 de maio, durante o Visit Brasil Summit, no Rio de Janeiro.
“O Brasil lançará o Plano Internacional de Marketing Turístico para transformar a promoção do país em uma política de estado. Pois, quanto mais visitantes internacionais, mais movimentação na nossa economia, mais receita gerada, mais emprego e renda“, afirmou Freixo.