Em edição extra do Diário Oficial, o edital do Enem será divulgado nesta sexta-feira (23) no período noturno. O ministro da Educação, Camilo Santana, adiantou em sua rede social X que “neste ano, o Enem tem novidades! Concluintes de escolas públicas terão pré-inscrição feita, para estimular a participação e facilitar a vida dos nossos estudantes“.
Inscrições gratuitas devem ser feitas online
As inscrições, gratuitas para os estudantes da rede pública, serão realizadas, exclusivamente, pelo órgão oficial do MEC (Ministério da Educação) chamado INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que tem uma página dedicada ao exame, chamada “página do participante”.
O aluno deve acessar o endereço eletrônico (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/) entre os dias 26 de maio a 6 de junho, através do login pelo cadastro “gov.br”, e somente fazer a opção em relação à prova de língua estrangeira, se em inglês ou espanhol.
— Ministro da educação Camilo Santana (Vídeo: reprodução/Instagram/ @camilosantanaoficial)
As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro.
Oportunidade de certificação
A outra novidade é em relação ao certificado de conclusão do ensino médio para aqueles alunos que, por algum motivo, não efetuaram seus estudos no tempo regular. A prova também vai permitir que isso seja sanado.
Entre 2009 e 2016, o Enem chegou a servir como uma forma de obter este certificado, mas foi substituído em 2017 pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
O aluno precisava alcançar uma nota mínima de 450 pontos em cada prova objetiva (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) e 500 pontos (de 1.000) na redação.
Se o candidato não alcançasse a nota mínima em uma ou mais provas, poderia fazer a prova novamente em um ano subsequente, apenas da(s) disciplina(s) em que havia sido reprovado, para completar o processo de certificação.
Cuidado com os golpes
Por fim, em seu post no Instagram, o ministro alertou que o estudante deve ficar atento aos golpistas de plantão, que criam páginas falsas, exatamente iguais à oficial, com o objetivo de copiar os dados pessoais fornecidos pelos alunos na realização das inscrições.
— Tela de um smartphone aberto na página de pesquisa (Foto: reprodução/Bloomberg/Getty Images Embed)
O cuidado deve ser tomado ao realizar pesquisas digitando a palavra ‘Enem 2025’ ou somente ‘Enem’ nos sites de pesquisas. Os golpistas utilizam links patrocinados — aqueles que aparecem logo no início do resultado das pesquisas — e consequentemente levam aos primeiros cliques, para levar o estudante ao link falso.
É essencial conferir se o endereço eletrônico pertence ao domínio oficial do governo, com final “.gov.br” para atestar a segurança do acesso.