O presidente Donald Trump, em entrevista a repórteres da Casa Branca, na data de ontem, terça-feira (20), apresentou um projeto idealizado desde o início de sua posse presidencial. Trata-se do “Golden Dome”, escudo antimísseis no valor de US$175 bilhões de dólares, previsto para conclusão até o final de seu mandato, em janeiro de 2029.
O “escudo” visa proteger os EUA de ataques, sejam terrestres ou espaciais, de grandes potências, incluindo China e Rússia. Será integrado aos sistemas de defesa já existentes no país e ficará a cargo do vice-chefe de operações espaciais do Pentágono, general Michael Guetlein.
“Ele interceptará mísseis, incluindo aqueles lançados do outro lado do mundo ou do espaço.” Donald Trump
Ainda, segundo Donald Trump, o Canadá, parceiro comercial e país fronteiriço dos EUA, tem interesse em participar do projeto, por querer proteção também ao seu território.
O “Golden Dome”, ou “Cúpula Dourada” em tradução livre, precisa ser aprovado pelo Congresso dos EUA antes de ser sancionado pelo presidente americano e é inspirado no “Domo de Ferro” israelense.
Apresentação do Golden Dome
De acordo com informações publicadas em suas redes sociais, o governo Trump anunciou que a construção do sistema de defesa será incluída no “Projeto Grande e Belo”, visando garantir a segurança dos EUA.
Publicação sobre a apresentação do Golden Dome (Vídeo: reprodução/Instagram/@potus)
Conforme declarou o general Michael Guetlein, o sistema terá capacidade para destruir mísseis balísticos, de cruzeiro e hipersônicos. Segundo ele, a construção do projeto é necessária, uma vez que, os “inimigos dos EUA”, possuem um sistema armamentístico cada vez mais moderno, capaz de atingir o país em uma hora.
“Nossos adversários modernizaram rapidamente suas forças nucleares, construindo mísseis balísticos capazes de transportar ogivas nucleares e mísseis hipersônicos capazes de atingir os EUA em uma hora, viajando a 9,6 mil km por hora” Michael Guetlein
Pete Hegseth, secretário de Defesa dos EUA, compartilha do mesmo discurso de Guetlein e acrescenta que o sistema antimíssil protegerá o país, também, de drones. Sejam eles “convencionais ou nucleares”.
Projeto Grande e Belo
O projeto idealizado por Donald Trump, “Grande e Belo”, foi anunciado pelo presidente americano em abril (2025), em comemoração aos seus cem dias de mandato. Visa não só cortes fiscais, mas também maior rigor na segurança nacional e reforma nos gastos públicos do país.
Para Trump, a aprovação deste projeto garantirá a prosperidade econômica dos EUA, trazendo o país novamente à “era dourada” e fortalecendo a segurança do território americano.
Enquanto a ala conservadora do país apoia cortes mais rigorosos nas contas públicas, a ala de oposição a Trump sinaliza a não aceitação de tais medidas, uma vez que, segundo os Democratas, a população de baixa renda será a mais afetada com as restrições impostas.