Depois de quase 15 meses detido e de desembolsar uma fiança de 1 milhão de euros, o ex-jogador Daniel Alves, sentenciado por ter cometido abuso sexual contra uma mulher em uma casa noturna na Espanha, saiu da prisão nesta segunda-feira (25) amparado por uma autorização de liberdade condicional.
Veja como foi a saída de Daniel Alves da penitenciária
Acompanhado de sua mãe, sua advogada e um amigo, Alves deixou esta manhã a prisão de Brians 2, parte de um complexo penitenciário a 40 quilômetros de Barcelona, onde o brasileiro estava desde janeiro de 2023, quando foi detido preventivamente enquanto o caso estava sob investigação. Durante esse intervalo, ele teve quatro solicitações de liberdade negadas.
Contudo, na semana anterior, a Justiça espanhola concordou em conceder liberdade condicional, além disso, nesta segunda-feira, o ex-jogador pagou a fiança de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,4 milhões) estabelecida pelo tribunal. Após verificar o pagamento e confiscar os dois passaportes do ex-atleta, a Audiência Provincial de Barcelona, encarregada do caso, determinou a liberação do brasileiro.
Na quarta-feira (20), os magistrados da Audiência de Barcelona decidiram, por maioria, conceder a Alves a liberdade enquanto a defesa aguarda a sentença final. A defesa recorreu na condenação.
No sábado (23), o Ministério Público de Barcelona apelou dessa decisão e solicitou que Alves fosse novamente encarcerado. A Audiência de Barcelona ainda precisa analisar o pedido da promotoria.
Em fevereiro, Alves foi sentenciado a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual, por ser acusado de estuprar uma mulher em uma casa noturna em Barcelona. A defesa, entretanto, recorreu da sentença e, posteriormente, solicitou que o brasileiro aguardasse o veredicto final em liberdade.
Ao sair da prisão, o brasileiro entrou no veículo no qual sua mãe e sua advogada o aguardavam do lado de fora. O jogador possui uma residência em um distrito nobre de Barcelona. Até o momento, a defesa de Alves não divulgou seu destino. O brasileiro poderia ter sido liberado na quinta ou na sexta-feira, mas não efetuou o pagamento da fiança em ambas as ocasiões.
Medidas que deverão ser cumpridas pelo ex-jogador
Além da fiança, Daniel Alves terá algumas obrigações a serem cumpridas como, manter distância mínima de um quilômetro da residência da vítima, de seu local de trabalho ou qualquer outro lugar frequentado por ela, ficou proibido de tentar estabelecer comunicação com a denunciante por qualquer meio, ele não pode sair da Espanha e deve comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona ou sempre que solicitado.