Daniel Alves paga fiança de 1 milhão de euros e Justiça concede liberdade

Fernanda Eirão Por Fernanda Eirão
4 min de leitura
Foto destaque: Daniel Alves tem fiança paga e pode aguardar decisão final em liberdade (Reprodução/Getty Images Embed)

Segundo informações divulgadas pela imprensa espanhola, o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha recebeu, nesta segunda-feira (25), o pagamento da fiança de 1 milhão de euros (o equivalente a R$ 5,4 milhões) dos advogados de Daniel Alves. Agora, os juízes responsáveis pelo caso esperam os passaportes para libertar o ex-jogador sob liberdade provisória enquanto aguarda a sentença definitiva.

O pagamento da fiança

Daniel Alves foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por estupro em julgamento realizado na Espanha em fevereiro. A defesa recorreu da sentença e pediu que ele pudesse aguardar a deliberação final em liberdade. A decisão da maioria dos juízes da Audiência de Barcelona, a corte mais alta da cidade, foi a de conceder a liberdade provisória do brasileiro.


A defesa de Daniel Alves pediu pela liberdade provisória desde a divulgação da sentença (Foto: reprodução/Getty Images Embed)


Como o jogador está proibido de acessar as próprias contas tanto no Brasil quanto na Espanha, o depósito da alta soma teria que ser feito por seus advogados. Segundo o Tribunal Superior da Catalunha, Daniel Alves poderia ter saído da prisão na quinta e na sexta da semana passada, mas como o pagamento não foi feito a tempo, permaneceu preso.

O que determina a sentença

Os juízes determinaram na sentença que ambos os passaportes do ex-jogador, o brasileiro e o espanhol, fossem retidos. Daniel Alves também é obrigado a manter pelo menos um quilômetro de distância da residência da vítima, de seu local de trabalho ou de qualquer outro lugar frequentado por ela. A jovem albanesa agredida por ele reside em Barcelona.

A decisão também determinou que Daniel Alves não pode tentar se comunicar com ela por qualquer meio.

O ex-jogador não pode deixar a Espanha e deve comparecer todas as semanas ao Tribunal de Barcelona quantas vezes for solicitado. “O tribunal delibera, por maioria e com voto individual: ‘Acordar a prisão provisória de Daniel Alves, que pode ser evitada mediante o pagamento de uma fiança de 1.000.000 euros e, se o pagamento for verificado, e acordada a sua libertação provisória, ou retirada de ambos os passaportes, espanhol e brasileiro, a proibição de sair do território nacional, e a obrigação de comparecer semanalmente a este Tribunal Provincial, bem como quantas vezes for convocada pela Autoridade Judiciária”, diz a sentença.


Daniel Alves é casado com a modelo espanhola Joana Sanz, que não se manifestou após concessão de liberdade (Foto: reprodução/Getty Images Embed)


O atual endereço de Daniel Alves é o presídio de Brians 2, um complexo penitenciário localizado a 40 quilômetros da capital catalã, onde ele possui uma casa comprada enquanto ainda jogava pelo time do Barcelona. De acordo com a imprensa espanhola, a esposa de Daniel, Joana Sanz, vive atualmente nesta casa. Joana Sanz foi uma das testemunhas convocadas para depor durante o julgamento e rumores de divórcio circundam o casal desde a prisão do jogador. 

Mesmo após decisão do caso de agressão sexual, Daniel Alves ainda não terminou de responder à Justiça espanhola. O brasileiro também responde processo por ter divulgado supostas imagens da vítima, sendo que a juíza responsável havia determinado, no início do caso, que a identidade da denunciante não fosse divulgada por qualquer meio.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile