Deputados pedem a liberação de emendas para locais afetados pelas chuvas

Rayssa Souza Por Rayssa Souza
4 min de leitura
Foto destaque: Bancada gaúcha solicita liberação imediata de emendas para municípios afetados pelas chuvas (Reprodução/Shaunl/Getty Images Embed)

Nesta sexta-feira (3), a bancada gaúcha realizou uma reunião emergencial para mapear demandas e estratégias para abrandar a destruição gerada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Uma das exigências é a liberação imediata de emendas parlamentares.

Emendas

Em meio à grande destruição em mais de 130 municípios gaúchos devido às fortes chuvas, uma reunião realizada na Assembleia Legislativa terminou com um pedido das autoridades para que emendas parlamentares sejam liberadas e que medidas sejam tomadas para amenizar a destruição causada pelas chuvas.

Pedimos a liberação imediata dos R$ 450 milhões da bancada gaúcha na área da saúde e também um recurso, que não é muito, da assistência social e do Ministério da Agricultura. A reunião foi de sugestão, mas também de encaminhamento imediato”. Disse Dionilso Marcon, coordenador da bancada.

Conforme o deputado, recursos de emendas já foram enviados em enchentes anteriores. Um novo envio de montantes deve acontecer em breve, mas o tempo entre o empenho e o pagamento é demorado e preocupa os congressistas.

Além disso, Marcon mencionou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ao que comentou que mostraria ao presidente, ainda na segunda-feira (6), os projetos pensados para auxiliar os municípios gaúchos. Quatro projetos de lei que foram encaminhados e considerados de urgência estão na Comissão Externa que trata das chuvas, a fim de que a prevenção de mais destruição seja feita rapidamente.

As propostas de urgência vieram de Afonso Hamm (PP-RS), Maria do Rosário (PT-RS), Bibo Nunes (PL-RS) e Lucas Redecker (PSDB-RS). Para além desses pedidos, foi reforçado o pedido de envio de helicópteros para resgate e reforço no auxílio para as famílias atingidas, como suspensão de contas de água, luz, liberação de FGTS e outros.


Municípios do Rio Grande do Sul são atingidos por fortes chuvas (Foto: reprodução/Anselmo Cunha/Getty Images Embed)


Na próxima segunda-feira (6), haverá uma nova reunião com a presença dos ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, e Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Chuvas no Sul

Desde segunda-feira (29), o Rio Grande do Sul tem enfrentado fortes chuvas. O estado já registra 39 mortes e 68 pessoas ainda estão desaparecidas segundo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. O volume de chuvas ficou acima da média do que é esperado para o mês de maio inteiro.

Na última quinta-feira (2), houve o rompimento parcial de uma barragem localizada entre os munícios de Bento Gonçalves, Cotiporã e Veranópolis. Já nesta sexta-feira (3), como informado pelo governo, quatro barragens no Rio Grande do Sul estão em nível de emergência.

Devido ao estrago causado pelas enchentes e ao impedimento de deslocamento das pessoas pelo estado, o Governo Federal decidiu adiar a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que estava programado para este domingo (5).

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile