Descarrilamento de trem causa transtornos para passageiros em São Paulo

Acidente próximo à Estação Brás interrompe circulação e afeta milhares de passageiros em São Paulo. Operação parcial e ônibus do PAESE buscam reduzir transtornos

2 min de leitura
Imagem mostra o descarrilamento de um trem de carga da MRS Logística próximo à estação Brás, em São Paulo, com um trem de passageiros da CPTM parado ao lado
Foto Destaque: Trem de carga da MRS Logística descarrila próximo à estação Brás, causando transtornos aos passageiros (Reprodução/Diário do Rio)

O descarrilamento de um trem de carga da MRS Logística causou a interrupção parcial da circulação das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro de 2024. Passageiros enfrentaram filas, superlotação e atrasos enquanto equipes técnicas estavam trabalhando para reparar os danos.

A CPTM, para reduzir os impactos, acionou 57 ônibus do PAESE e liberou integrações com o Metrô nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O serviço 710 e a Linha 3-Vermelha continuam operando normalmente.


Sobre o descarrilamento (Vídeo: reprodução/YouTube/SBT News

Trechos interditados e operação parcial

O acidente ocorreu na via 3, próxima à Estação Brás, e afetou também os trilhos das vias 1 e 2, resultando na interrupção do trecho entre as estações Tatuapé e Luz na Linha 11-Coral. Dois trens realizam viagens entre as estações Luz e Brás, enquanto a Linha 12-Safira voltou a operar normalmente por volta das 6h40.

A circulação do Expresso Aeroporto, da Linha 13-Jade, foi retomada às 7h, após também ser impactada pelo descarrilamento. Apesar dos transtornos, o serviço 710, que conecta as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, não sofreu alterações e segue operando normalmente.

Esforços para minimizar impactos

A CPTM informou que 57 ônibus do PAESE foram disponibilizados para atender os passageiros no trecho afetado, e as integrações com o Metrô nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera foram liberadas para facilitar os deslocamentos. Além disso, o Metrô enviou trens vazios a partir da Estação Tatuapé, na Linha 3-Vermelha, e implementou controle de embarque para evitar superlotação nas estações do trecho leste.

Técnicos da CPTM trabalham em conjunto com a MRS Logística para remover os vagões de carga e avaliar os danos causados nas vias. Imagens do local mostram o rompimento de um dos trilhos. Apesar da gravidade do incidente, ninguém ficou ferido.

As causas do acidente estão sendo investigadas pelos órgãos competentes.

Sair da versão mobile