No último domingo (16) algumas partes da América do Sul e América Central foram atingidas por fortes tempestades devido a baixa pressão. Um desses países atingidos foi o Equador que sofreu com um deslizamento de terra. Segundo informações divulgadas pelas autoridades do Equador em um balanço inicial, até agora o deslizamento já deixou seis pessoas mortas e outras 30 ainda não foram encontradas.
Grande magnitude
A Secretaria Equatoriana de Gestão de Riscos informou que a catástrofe foi considerada de grande magnitude e aconteceu no centro do país, na cidade de Baños de Agua Santa, zona turística da província de Tungurahua. “Minha solidariedade com todas as famílias que foram afetadas”, escreveu Roberto Luque, ministro de obras públicas do Equador, em um post na rede social X (antigo twitter).
Cidade de Baños de Agua Santa, atingida pelo deslizamento de terra no Equador. (Foto: reprodução/Jopstock/Getty Images Embed)
Baixa pressão atmosférica
O fator causador do deslizamento de terra foi uma forte tempestade. E a mesma aconteceu devido a baixa pressão atmosférica que atingiu partes da América Central e do Sul no domingo (16). Acidentes como esse já haviam sido previstos, tendo em vista que sabendo da baixa na pressão, vários países alertaram para o aumento do risco de deslizamentos de terra, quedas de rochas e inundações do tipo.
Após a tragédia vários balneários foram fechados, assim como a principal estrada que dá acesso à região. As chuvas ainda continuam, o que dificulta o trabalho de resgate. Os rios da região ainda estão a ponto de transbordar. E os sedimentos levados pela água deixaram três hidrelétricas fora de serviço. De acordo com o ministro de obras públicas, Roberto Luque, “Isso torna necessário fazer cortes de energia, cuja magnitude e duração será definida pelas empresas distribuidoras”. O governo do país disse que as fortes chuvas também aconteceram em outras regiões do país, também deixando estragos.