Donald Trump ameaça impor 25% ao México se país não conter os “criminosos”

Ex-presidente teria dito que se as autoridades do México não tentarem tomar providências para impedir de imigrantes passar para os EUA ele irá subir taxas progressivamente

3 min de leitura
Donald Trump ameaça impor 25% ao México se país não conter os "criminosos"
Foto destaque: Candidato a presidência Donald Trump (Reprodução/Anna Moneymake/Getty Images Embed)

Nesta segunda-feira (4), Donald Trump, candidato Republicano as eleições nos EUA, disse que se o México não resolver a questão dos imigrantes mexicanos, irá impor 25% de tarifas em cima de qualquer coisa que fosse enviada para os Estados Unidos da América, já acreditando que vai ganhar as eleições que ocorreram nesta terça-feira (5), no país.

Medidas serão feitas

Durante o comício, que acontecia durante a manhã desta segunda-feira, o ex-presidente relatou que se os 25% de taxa não der certo, ele irá aumentar progressivamente até o país vizinho tomar uma atitude. Informou ainda que irá comunicar a presidente recém-eleita no México logo no 1° dia que assumir a presidência da terra do Tio Sam.

Apoio entre negros e latinos

De acordo com pesquisas, parece que o candidato Republicano vem ganhando força entre o eleitorado de negros e latinos, até se cogitando a possibilidade dele se tornar o candidato dos republicanos com mais votos desse eleitorado dentre os candidatos que se candidataram pelo partido.


Kamala Harris em comício de campanha no dia 25 de outubro no Texas (Foto: reprodução/Jordan Vonderhaar/Getty Images Embed)


Pesquisas

Em 2020, Trump perdeu a eleição enquanto disputava com Joe Biden, que naquele ano venceu com 92% de eleitores negros e 59% da base latina. Já o Donald obteve apenas 8% por cento dos votos do eleitorado dos negros e 38% do eleitorado latino. Numa pesquisa que foi feita pelo Siena College e encomendada pelo The New York Times, indica que Kamala Harris está sendo preferida pelos eleitores negros com 81% de preferência, e entre os latinos está com 52%, enquanto Trump tem respectivamente 12% e 42% entre esses eleitorados.

Realinhamento racial

Analistas apontaram que, por conta do candidato Republicano ter obtido um aumento no eleitorado da base dos eleitores negros e latinos, parece que pode estar havendo um realinhamento racial. Conforme a pesquisa ainda do The New York Times, a base do candidato republicano teve esse aumento principalmente entre homens jovens, sendo 55% de homens latinos e 27% de homens negros na faixa dos 45 anos.

As eleições americanas ocorreram nesta terça-feira(5).

Sair da versão mobile