INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Donald Trump é multado ao atacar testemunhas do caso de fraude

Mesmo com ordem de silêncio, Trump ainda se manifestava e atacava publicamente as testemunhas do caso de suposta fraude contábil, incluindo a atriz pornô Stormy Daniels

Donald Trump.
Foto destaque: Ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (reprodução/Thomas Coex/Getty Images embed)

Nesta terça-feira (30), o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi multado em 9 mil dólares (46 mil reais) por ataques a testemunhas e demais envolvidos no caso criminal por suspeita de fraude contábil. 

Como funciona 

Uma ordem de silêncio foi aplicada a Trump na intenção de proibi-lo de fomentar ataques contra testemunhas, promotores, jurados e funcionários do tribunal com relação direta ao caso onde o ex-presidente é investigado pelo suposto crime de fraude contábil. No entanto, a determinação judicial não foi suficiente para conter Trump, que foi acusado de desrespeitar a ordem 11 vezes. 

Juan Merchan, juiz responsável pelo caso, instalou que Trump poderá ser preso caso continue a contrariar a ordem judicial, advertindo que o tribunal não terá nenhuma tolerância com violações intencionais por parte do Republicano, o levando ao cárcere caso ele continue insistindo. 

No início do julgamento, em 15 de abril, Trump já havia sido condenado ao pagamento de multa no valor de 3 mil dólares após atacar a atriz pornô e testemunha Stormy Daniels e também Michel Cohen, ex-advogado, chamando ambos de “safados”

Incontrolável 

A determinação de multas não foi suficiente para conter o ex-presidente, denunciado pela Promotoria por outras sete postagens em suas redes sociais, inclusive fortalecendo as palavras do comentarista conservador da Fox News, Jesse Walters, que afirmou, de forma precipitada e sem provas, a existência de progressistas mentirosos infiltrados compondo o júri que definirá a sentença de Trump.

A publicação nociva de Trump levou a desistência de uma candidata ao júri por medo de ser reconhecida e retaliada. A sucessão de ações levou o juiz a decretar a proteção de imagem dos 12 integrantes do júri e seis suplentes. 

Dias antes da determinação de multa, Trump, de praxe, usou suas redes sociais para se manifestar, se colocando na narrativa como o “Nelson Mandela dos dias modernos” e atacando o juiz Juan Merchan, ao chamá-lo de “lacaio partidário”.  O ex-presidente considera que as proibições de ataque fere sua liberdade de campanha eleitoral, as classificando como injustas.

Credibilidade esgotada 

Em uma tentativa de amenizar os atos de seu cliente, Todd Blanche, um dos advogados de defesa de Donald Trump, afirmou não existir uma violação intencional e que Trump reconhece os limites da ordem de silêncio. Blanche ainda disse que os ataques são de cunho político, mesmo que citem possíveis testemunhas, não são especificamente ligados ao caso tribunal. 

As declarações do advogado, no entanto, não surtiram efeito, contrário a isso, levaram a uma declaração um tanto emblemática do juiz, que afirmou que Todd Blanche estava “perdendo toda a credibilidade com o tribunal”.

Escândalo sexual e suborno 

O estopim para o primeiro julgamento de um ex-presidente dos Estados Unidos teve como gatilho uma tentativa de manter um escândalo sexual na encolha, através do suborno da atriz pornô Stormy Daniels, no intuito que Daniels mantivesse sob sigilo sua relação extraconjugal com Trump, ocorrido na véspera das eleições presidenciais de 2016. 


Stormy Daniels, atriz pornô e pivô de investigações de suposta fraude contábil da Trump Organization (Foto: reprodução/Drew Angerer/Getty Images Embed


Para encobrir a movimentação de 130 mil dólares, usados como suborno a Stormy Daniels pelo seu silêncio, Trump realizou uma série de fraudes contábeis. A quantia foi paga por Michel Cohen, na ocasião advogado de Trump e agora testemunha fundamental do processo e também uma das vítimas de ataques do Republicano. 

Trump se declara inocente, no entanto, caso condenado poderá pegar até 4 anos de prisão.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...