Na corrida eleitoral pela presidência da República nos Estados Unidos, Donald Trump e Nikki Haley disputam a candidatura pelo Partido Republicano, após desistência de Ron DeSantis neste último domingo (21). Nesta terça-feira (23), os dois disputam o estado de New Hampshire, no nordeste do país.
Desistência de DeSantis
Com 30 pontos percentuais atrás de Trump nas prévias de Iowa, que aconteceu na segunda-feira (15), Ron DeSantis desistiu da pré-candidatura e anunciou apoio ao ex-presidente. DeSantis é governador da Flórida, e era o principal adversário de Trump no partido. Com a desistência de mais um candidato, agora Donald Trump e a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, devem se enfrentar cara a cara.
Donald Trump x Nikki Haley
Trump é o favorito entre os republicanos, mas Nikki Haley é popular entre os republicanos que reprovam Trump. Nesta terça-feira (23), os dois se enfrentam nas prévias de New Hampshire, e o resultado será decisivo. De acordo com informações divulgadas pela Associated Press, até às 14:57 (horário de Brasília) Donald Trump estava à frente, com 20 delegados, enquanto Haley estava com 8. Porém, eram necessários o voto de mais de 1000 delegados para encerrar a votação.
Candidata determinada
Em entrevista para a CNN, a pré-candidata disse que permanecerá na disputa contra Trump após o resultado das prévias de hoje, e não indicou um número que consideraria satisfatório. Nikki Haley esclareceu: “O que sempre tive em mente é que quero ser mais forte do que [fui nas votações de] Iowa. E então, na Carolina do Sul, quero ser mais forte”. Haley também disse não se intimidar com os comentários de Donald Trump, ressaltando o seu sucesso até então. A pré-candidata vê na Carolina do Sul, estado em que governou, como sua maior chance de ser lançada como candidata à presidência pelo Partido Republicano.