Droga 40 vezes mais potente que o Fentanil: Nitazeno é encontrado por pesquisadores

Diego Barcellos Por Diego Barcellos
2 min de leitura
Foto destaque: Homem de capuz com drogas na mão (Foto: reprodução/Fuss Sergey/Shutterstock)

Na revista Forensic Science International: Reports, intitulada “Opioides sintéticos ilícitos no Brasil: A chegada dos nitazenos”, foi mencionado que este é o primeiro relato consistente de apreensões de nitazeno no Brasil.

O nitazeno é um opioide, ou seja, uma substância altamente analgésica. Opioides têm origem natural, principalmente da planta papoula, como a morfina, amplamente usada na medicina para aliviar a dor.

Modificações e comércio ilegal

Para aumentar seu potencial, cientistas começaram a criar versões semissintéticas ou completamente sintéticas, como a heroína, do fentanil e do nitazeno. O fentanil é extremamente importante em hospitais, mas seu uso fora desses ambientes e recreativo tornou-se uma das principais causas de morte nos EUA.


nitazeno, um analgésico opioide sintético (Foto: reproduçao/instagram/@portalnovonorte)

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os nitazenos foram modificados como uma alternativa à morfina. No entanto, devido à sua alta potencialidade de causar overdose, nunca foram aprovados para uso e acabaram sendo comercializados diretamente no mercado ilegal.

Preocupação para o país

Os opioides causaram mais da metade das mortes por overdose nos Estados Unidos em 2023, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), tornando-se uma preocupação significativa para o país.

Um dos maiores culpados é o fentanil, sendo 50 vezes mais potente que a heroína e 100 vezes mais potente que a morfina.

O artigo foi escrito pelo professor de Medicina de Emergência da Universidade de Virgínia, nos EUA, Christopher P. Holstege. Ele afirmou que o nitazeno pode ser de 10 a 40 vezes mais potente que o fentanil.

Brasil em alerta

Um estudo recente realizado por pesquisadores brasileiros mostra que, ao longo de quase um ano, foram analisadas 140 amostras de opioides pela polícia de São Paulo. Dentre essas amostras, 133 continham nitazeno, correspondendo a 95% do total, enquanto apenas 5% continham outros opioides. Eles também destacaram que quase todas as amostras de nitazeno foram encontradas em combinação com outras substâncias.

Deixe um comentário

Deixe um comentário