Eleições municipais 2024: guia completo para votar neste domingo

Saiba como votar neste domingo com documentos, ordem de votação, justificativa e dicas essenciais para as eleições municipais 2024

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
3 min de leitura
Foto destaque: neste domingo ocorre o primeiro turno das eleições municipais (Reprodução/Facebook/trerj)

Neste domingo, dia 6 de outubro, vai acontecer o primeiro turno das eleições municipais em 5.569 municípios do Brasil. Mais de 155,9 milhões de eleitores estão aptos a votar para os cargos de prefeito e vereador. A votação vai ser realizada entre 8h e 17h, no horário de Brasília. Moradores de Brasília, Fernando de Noronha e eleitores registrados no exterior não participam deste pleito, que elege cargos municipais.

Para garantir uma votação tranquila, a Justiça Eleitoral oferece ferramentas e orientações que facilitam o processo. Uma delas é o Simulador de Votação, que permite ao eleitor praticar o uso da urna eletrônica, acessível pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, o aplicativo e-Título é essencial para verificar o local de votação e também serve para justificativas de ausência.

E-Título digital

No entanto é sempre importante lembrar de levar um documento oficial com foto. São aceitos documentos como a carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, entre outros. O título de eleitor, embora não obrigatório, pode ser substituído pelo e-Título digital, desde que já tenha sido baixado previamente, algo que pode ser feito de forma fácil pelo aplicativo oficial encontrado nas principais lojas de aplicativos.


Urna eletrônica usada na votação deste domingo (Foto: reprodução/Getty Images News/Ton Molina/Getty Images Embed)


Outra dica que pode ajudar é levar uma “colinha” com o número dos seus candidatos, já que o uso de celulares na cabine de votação é proibido. A ordem de votação começa com o cargo de vereador sendo seguido pelo  prefeito.

Nas eleições municipais, não existe voto em trânsito. Quem estiver fora do seu local de votação deverá justificar a ausência, procedimento que pode ser feito pelo e-Título no dia da eleição ou até 60 dias após o pleito. Cada turno é considerado individualmente, ou seja, se o eleitor faltar ao segundo turno, terá de justificar novamente.

Essas eleições contam com mais de 58 mil cargos de vereador e 5.569 de prefeito em disputa. O voto é obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos, sendo facultativo para adolescentes de 16 a 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos.

Votação se encerra as 17h

A votação vai ser encerrada às 17h, e o resultado será divulgado na sequência, com expectativa de término da apuração ainda durante o domingo.

Sair da versão mobile