Nesta quinta-feira (27) a embaixada britânica compartilhou em sua rede sociais, um vídeo, com 5 dicas de segurança para os cidadãos aproveitarem o carnaval na cidade do Rio de Janeiro. A publicação, produzida pela embaixada, tem o objetivo de orientar os turistas, para evitar o risco de roubos e desfrutar do momento com tranquilidade.
As recomendações, incluem-se:
- “Mantenha seu passaporte seguro em casa. Uma fotocópia dele é suficiente”
- ‘“Use o metrô aqui no Rio. É seguro e rápido. Também tem ar-condicionado e você pode obter sinal de telefone, e você pode usar o contactless”
- “Tenha cuidado com seu celular, especialmente em multidões e locais públicos. Mantenha-o guardado”
- “Não use joias caras”
- “Não se esqueça de obter um seguro de viagem ao vir, para que você possa se divertir sem preocupações”
A Embaixada dos EUA também publicou orientações para alertar os americanos sobre os cuidados necessários durante o Carnaval no Rio de Janeiro. No comunicado, são fornecidas diretrizes sobre a conduta recomendada para os estrangeiros ao longo do evento.
Nesse aviso, são apresentadas recomendações como:
- “não use joias caras ou carregue grandes quantias”;
- “evite favelas em todos os momentos, mesmo no contexto de festas de rua/blocos”;
- “fique atento a golpes de drogas em encontros. Criminosos visam estrangeiros por meio de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas. Não aceite bebidas de estranhos”.
O aumento da violência no Rio de Janeiro
A criminalidade na cidade do Rio de Janeiro não é um problema recente. Os números de roubos e furto apresentaram um aumento significativo em relação ao ano anterior. Segundo o ISP, em janeiro de 2025, os roubos de celulares aumentaram 39%, totalizando 2.088 ocorrências. Os roubos e furtos de veículos tiveram um aumento de 43%, alcançando 2.663 ocorrências. Os saques de cargas tiveram um aumento de 49%, enquanto os assaltos a pedestres aumentaram 7,6% e os roubos em ônibus aumentaram 23% Esses dados foram registrados no primeiro mês do ano.

A festa do ano
A cidade do Rio, aguarda a chegada de 8 milhões de foliões durante o Carnaval, que se espalharão por uma variedade de eventos. Entre eles, destacam-se os desfiles das Escolas de Samba no Sambódromo e na Intendente Magalhães, além dos vibrantes blocos de rua e bailes populares. A Prefeitura já autorizou 457 blocos de rua, que deverão atrair cerca de 6 milhões de pessoas. Ao todo, o Carnaval contará com mais de 2,5 mil horas de apresentações, com especial ênfase em 9 megablocos que prometem reunir 54% do público previsto.