INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Emmanuel Macron e o avanço da extrema direita na Europa

Presidente da França dissolve o parlamento francês após derrota do partido nas eleições para o Parlamento Europeu

União Europeia incentivando a votar
Foto Destaque: eleições para Parlamento Europeu levam Macron a dissolver parlamento francês (reprodução/Reuters)

O presidente da França, Emmanuel Macron anunciou a dissolução do Parlamento francês neste domingo (9), e convocou novas eleições. A decisão foi tomada após o partido da rival Marine Le Pen, política de extrema direita, ficar em primeiro lugar nas eleições para o Parlamento europeu. A medida foi recebida com choque pela imprensa internacional e pelos políticos europeus e roubou os holofotes da apuração das eleições parlamentares da União Europeia. As eleições ocorreram entre quinta (6), e domingo (9).

A decisão de Macron se mostra como uma tentativa de barrar o avanço da extrema direita na França demonstrada pela vitória do Reunião Nacional, partido de Le Pen, sobre o Renascimento de Macron. “Decidi devolver-vos a escolha do nosso futuro parlamentar através da votação”, disse o presidente “Estou, portanto, dissolvendo a Assembleia Nacional”. Já Le Pen afirma que está pronta para assumir o poder se os franceses derem permissão.

Por que a Europa está se voltando para a direita radical?

Os 27 países da União Europeia seguiram a tendência mundial de guinada à direita. Esse resultado acontece por causa de uma junção de fatores como imigração, insatisfação com a Economia e preocupações com a guerra entre Rússia e Ucrânia. Além disso, a crise em relação ao custo de vida e os custos para reformas ambientais também incomodam os cidadãos europeus

Essas preocupações arrastaram o eleitorado mais jovem e o mais idoso a votarem em políticos de extrema-direita que conquistaram mais cadeiras nesta eleição. No total, os políticos de centro-direita e direita formam 54,9% do bloco com 395 assentos. Os partidos nacionalista conquistaram votos através do discurso mais suave, para mascarar a imagem radical, mas com o discurso anti-imigração firme. Enquanto isso, políticos de centro-direita moderados estão se radicalizando para manter seu eleitorado. A direita então usou o descontentamento para emplacar um ideal de enfrentamento às “elites no comando”.


Emmanuel Macron e o avanço da extrema direita na Europa
Eleições decidem quem irá ocupar as 720 cadeiras do parlamento europeu (Foto: reprodução/Geert Vanden Wijngaert/AP)

Em uma pesquisa feita pela plataforma Focaldata e compartilhada com a Reuters, “melhorar a economia e reduzir a inflação” foi o item mais citado pelos eleitores quando eram perguntados sobre o que influenciava seu voto. “Conflito internacional em guerra” e “imigração e solicitantes de asilo” seguiram como a segunda e a terceira maior preocupação dos 6 mil cidadãos questionados.

O que é o Parlamento Europeu?

O Parlamento Europeu é um dos órgãos legislativos da União Europeia e é onde são tomadas as principais decisões relacionadas ao bloco. Sua sede fica em Estrasburgo, França, e seus parlamentares são decididos pelos cidadãos dos 27 membros da União Europeia a cada cinco anos.

Os 720 parlamentares são responsáveis por aprovar as legislações do bloco e tomar decisões sobre o orçamento. O Parlamento é reunido uma vez por mês durante quatro dias em reuniões plenárias. Nas outras semanas há comissões que funcionam na capital da Bélgica. A União Europeia ainda tem o seu Conselho, formado por chanceleres e ministros e tem a responsabilidade de decidir assuntos intergovernamentais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...