A Southern California Edison (SCE), subsidiária da Edison International, foi alvo de diversos processos judiciais nesta segunda-feira (13). As ações acusam a empresa de ter contribuído para o início do incêndio de Eaton, que devastou áreas no entorno de Pasadena, em Los Angeles. Os processos, movidos no Tribunal Superior de Los Angeles, foram apresentados em nome de moradores, locatários e empresários que tiveram propriedades destruídas pelas chamas. Especialistas acreditam que essas ações sejam apenas o começo, podendo alcançar centenas ou até milhares de processos decorrentes dos incêndios que atingiram o sul da Califórnia, na última semana.
Contexto
O incêndio de Eaton, que começou no sopé das montanhas a leste de Los Angeles, destruiu aproximadamente 57 km² — uma área quase equivalente à de Manhattan — e tornou-se o segundo mais destrutivo da história da Califórnia, de acordo com uma das denúncias. Desde o início dos incêndios, na última terça-feira, pelo menos 24 pessoas morreram, mais de 90 mil foram forçadas a deixar suas casas e dezenas permanecem desaparecidas, segundo autoridades locais.
O incêndio de Eaton ainda fica atrás do Woolsey Fire, ocorrido em 2018, em termos de impacto geral. Woolsey Fire consumiu mais de 390 km², destruiu cerca de 1.600 estruturas e deslocou 295 mil pessoas.
Testemunhas relatam origem do incêndio
De acordo com um dos processos judiciais, várias testemunhas oculares relataram ter visto chamas na base de uma torre de transmissão pertencente à Southern California Edison. Apesar disso, a SCE não comentou as acusações de imediato.
Na manhã da última segunda-feira, o presidente-executivo da empresa afirmou, em entrevista televisiva, que a SCE segue investigando as causas do incêndio e que, até o momento, não identificou nenhuma anomalia elétrica nos equipamentos próximos ao local, onde o incêndio de Eaton teve início.
Embora ainda não haja um parecer conclusivo, as acusações marcam o início de um longo processo judicial. A empresa poderá enfrentar uma enxurrada de ações semelhantes, dado o impacto significativo dos incêndios na região.