INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Enchentes no Afeganistão tem números elevados de vítimas, segundo relatório da ONU

Afeganistão sofre com chuvas sazonais e enchentes nas últimas semanas

Casas destruídas no Afeganistão Foto: AFP
Casas destruídas no Afeganistão Foto: AFP

A região do Afeganistão está sofrendo com chuvas sazonais com índices pluviométricos acima da média para o mês de abril. Segundo o relatório das unidade da ONU que trabalham na área, o número de mortos decorrente das enchentes chegam a mais de trezentos.

O norte afegão é a área mais afetada

As províncias ao norte do país foram as mais impactadas pelas enchentes das últimas semanas, principalmente Baghlan e na vizinha Takhar, segundo os meios de comunicação oficiais foram cerca de 20 mortos. Zabihullah Mujahid, porta-voz do governo Talibã definiu como “extensa devastação” e também pontou sobre as perdas financeiras em seu perfil no X ( nome atual da rede social Twitter). Também falou dos esforços estatais para socorro das vítimas.


Enchentes no Afeganistão tem números elevados de vítimas, segundo relatório da ONU
Criança afegã tira lama de sua casa Foto: AFP

Medidas do governo Talibã

Neste sábado ( dia 11), o Ministério da defesa emitiu um comunicado sobra a ação da força aérea nessas regiões para retirada de sobreviventes, resgate de pessoas em áreas inundadas e transporte de feridos. Em abril, o relatório de vítimas contava com 70 mortes causadas pelas chuvas, além dos estragos em construções contabilizando cerca de 2000 casas, quatro escolas e três mesquitas danificadas pela ação das enchentes.

A necessidade de ajuda imediata e medidas preventivas

As mudanças climáticas mundiais acendem um alerta para áreas com condições mais precárias e de guerra como o Oriente Médio. O relator especial da ONU, Richard Bennett, disse também na rede social X que a situação atual é um lembrete claro que o governo talibã não está preparado o suficiente para enfrentar tragédias naturais como a atual.

Também apontou a necessidade de ajuda imediata às vítimas e planejamento a longo prazo para essas ocorrências, não só por parte do governo estabelecido como também de intervenientes internacionais. O programa mundial de alimentos já trabalha na área com a distribuição de alimentos para a população afetada.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...